É isso aí

É isso aí

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

TCU DECIDE LIBERAR PAGAMENTOS DO PÉ-DE-MEIA

 alhos & bugalhos

 

Itajuípe: Vereador Jó Marabá solicita melhorias para as comunidades itajuipenses



Na sessão ordinária que será realizada hoje (13), na sala das sessões do Legislativo Itajuípense, o vereador Jó Marabá apresentará solicitações ao Executivo Municipal e ao Consorcio de Desenvolvimento Sustentável Território Litoral Sul para melhorias na sede, distritos e zona rural.

 

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº. 003

Solicita do Executivo empenho no sentido de viabilizar a revitalização do Posto de Saúde Geralla Hagge no Bairro José de Anchieta. Em sua justificativa o edil vai arguir que - A referida Unidade de Saúde necessita, em caráter de urgência, da revitalização, com instalação de novos equipamentos, funcionamento da farmácia, para melhor atender a população que reside nos bairros José de Anchieta e São Sebastião, uma reivindicação antiga da comunidade e de nosso pleito como Vereador. O Pedido de Providências também foi assinado em conjunto com a vereadora Josélia Ribeiro.

 

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº. 004



Solicita do Executivo empenho no sentido de viabilizar o término do saneamento básico do Povoado da Ruinha de São Cristóvão. O vereador vai justificar perante aos seus pares que - A conclusão dessa tão sonhada obra da Ruinha de São Cristóvão, que ao longo de 70 anos, é uma reivindicação de toda comunidade local, a esperança de uma realização que aguardamos ansiosamente. O sofrimento é grande, pois em situações de fortes chuvas ocasiona muita lama, alagamentos e na estiagem a poeira, contudo, o povoamento clama por presteza da obra. O Pedido de Providência será apresentado em conjunto com o Vereador Ivan Júnior.

Finalizando Jó Marabá, apresentará a:

 

INDICAÇÃO Nº. 006


Ao Consorcio de Desenvolvimento Sustentável Território Litoral Sul. Providências no sentido de viabilizar as melhorias urgentes das BAs 002, 655 e 661. JUSTIFICATIVA - Existem uma necessidade urgente de realização de melhorias, pois já existem trechos completamente intransitáveis, com pontes precárias, deslizamento de barrancos, além do completo abandono com relação de buracos e das valetas. A BA 661 interliga o Distrito de Bandeira do Almada (Itajuípe) a cidade de Barro Preto. (Região dos Macacos). As BAs 002 e 655 fica na região da Onça, Braço do Sul (Catongo). Interliga regiões da zona rural de Itajuípe, Ilhéus e Uruçuca.

 


TCU DECIDE LIBERAR PAGAMENTOS DO PÉ-DE-MEIA


O plenário do Tribunal de Contas de União (TCU) decidiu nesta quarta-feira (12) liberar os pagamentos do programa Pé-de-Meia que estavam bloqueados. O programa é promovido pelo governo federal para estimular a permanência de estudantes do ensino médio na escola.

O tribunal também concedeu ao governo federal prazo de 120 dias para regularizar o programa e inserir os gastos no Orçamento de 2025, que ainda está em tramitação no Congresso.

O TCU aceitou um recurso do governo federal para liberar os repasses. Em janeiro deste ano, o ministro Augusto Nardes determinou o bloqueio de R$ 6 bilhões dos R$ 13 bilhões previstos para o programa em 2025. Em seguida, a Advocacia-Geral da União (AGU) pediu a revisão da decisão.

Durante a sessão, Nardes manteve o entendimento de que os recursos devem estar no Orçamento da União e disse que a falta de previsão afronta os “princípios legais que regem as contas públicas”. Contudo, o ministro reconheceu que o programa não pode continuar suspenso e prejudicar os beneficiários. O entendimento pela liberação foi seguido pelos demais ministros.

Governo Lula retoma apuração sobre causa da morte de JK


Comissão analisará apuração sobre acidente de 1976


A causa do acidente de 1976 que resultou na morte do ex-presidente Juscelino Kubitschek, será novamente investigada. O governo Lula e a Comissão sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP), órgão de Estado que tem apoio técnico-administrativo do Ministério dos Direitos Humanos, decidiram reabrir o caso. Numa reunião da CEMDP marcada para esta sexta (14) no Recife, os seus sete integrantes devem aprovar uma reanálise do intrincado episódio. As informações são do jornal Folha de SP.

 

Em 22 de agosto de 1976, o Opala em que estava JK, conduzido por seu motorista e amigo Geraldo Ribeiro, trafegava na altura do km 165 da via Dutra, em direção ao Rio, quando, desgovernado, atravessou o canteiro central, invadiu a pista oposta (sentido São Paulo) e se chocou de frente com uma carreta. JK e Ribeiro morreram com a colisão. Diversas investigações buscaram elucidar por que o motorista perdeu o controle do Opala.

As conduzidas pela ditadura concluíram que logo antes da colisão o carro foi atingido por um ônibus da viação Cometa ao tentar ultrapassá-lo. Foi o mesmo veredito da CNV (Comissão Nacional da Verdade) em 2014 e de uma comissão externa da Câmara dos Deputados em 2001. Por essa versão, tratou-se, portanto, de um acidente.

Outras apurações concluíram que JK foi, na verdade, vítima de um atentado político, reunindo indícios de que não houve batida entre o Opala e o ônibus e de que o carro se desgovernou por alguma ação externa —sabotagem mecânica ou mesmo um tiro ou envenenamento do motorista.

Essa foi a conclusão das Comissões Estaduais da Verdade de São Paulo —amparada por um grupo de trabalho com pesquisadores das universidades USP e Mackenzie— e de Minas Gerais, além da Comissão Municipal da Verdade de São Paulo.

Como meio-termo, mas mais próximo deste segundo grupo, um inquérito civil conduzido pelo Ministério Público Federal (MPF) por seis anos, de 2013 a 2019, descartou que tenha havido choque entre o ônibus e o Opala, mas concluiu ser "impossível afirmar ou descartar" a hipótese de atentado, "vez que não há elementos materiais suficientes para apontar a causa do acidente ou que expliquem a perda do controle do automóvel".

Pensamento do Dia

 


Charge do Dia


 Priskas Eras



Publicação simultânea: correioitajuipense.blogspot.com – academiaalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com (Tribuna do Almada é notícias). “Vou Afiar a Agulha e Bater o Martelo! Ponto final. *Redação o Bolso do Alfaiate”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário