É isso aí

É isso aí

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

EUA retiram tarifas de 40% de café, cacau, carnes e outros produtos do Brasil

 alhos & bugalhos

Fábio Mota, presidente do Vitória, denuncia Politicagem de Marcone Amaral

 


Fabio Mota denunciou na coluna de Levi Vasconcelos/Jornal A Tarde que Marcone Amaral o adversário dele, foi jogador do Vitória e passou 10 anos no Catar, onde ganhou o título de cidadania. Como lá é a terra dos safeiros do Paris Saint-Germain, o PSG, acena com a possibilidade de trazer o grupo para o Vitória.

– A implantação de uma SAF no Vitória depende da mudança no comando. Mas mesmo que eu perca, estarei à disposição.

Fábio Mota rebate.

– O que ele quer fazer é base política no Vitória. Quer fazer como Pirinho.

Pirinho é Raimundo Rocha Pires, ex-prefeito de São Félix, duas vezes deputado na década de 1970 e também duas vezes presidente do Vitória, o time que também teve Paulo Carneiro como deputado e presidente.

Em suma, o Bahia já teve Osório Vilas Boas, Paulo Maracajá e Marcelo Guimarães, políticos e presidentes. Isso para a nação tricolor é passado. O Vitória quer sair, mas ainda está.

Ele quer é trazer a política de volta para o Vitória. Um novo Pirinho – Disse Fábio Mota - presidente do Vitória

Com esse comando aí fica difícil o Vitória entrar na era da SAFMarcone Amaral - deputado e adversário de Fábio Mota

Fonte: Levi de Vasconcelos/Jornal A Tarde

ESTRADA DO CHOCOLATE É INCLUÍDA NO MAPA BRASILEIRO DE TURISMO SUSTENTÁVEL


A Estrada do Chocolate, no sul da Bahia, foi incluída no Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, entre 210 iniciativas escolhidas, na categoria Sustentabilidade, do total de 410 avaliadas. O roteiro temático está localizado na rodovia que liga os municípios de Ilhéus e Uruçuca, na Costa do Cacau. A rota foi requalificada recentemente pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA).

O reconhecimento faz parte do projeto “Brasil, essa é a nossa praia”, uma iniciativa do Ministério do Turismo (MTur). O mapeamento de roteiros, experiências e destinos distribuídos pelas cinco macrorregiões brasileiras tem o objetivo de mostrar como o turismo pode ser uma ferramenta de inclusão, desenvolvimento e cuidado com o patrimônio natural e cultural.

Da Bahia, também foram incluídas no Mapa as seguintes iniciativas: Água pela Lagoa (Ilhéus), Aliança Futuri (Una), Pátio FlorAção (Andaraí) e Experiências entre Queijos & Búfalos, Organic Festival Trancoso e Organização Turismo de Trancoso (Porto Seguro), na categoria Sustentabilidade; Comuni Culturi (Salvador) e Povoado da Raposa (Iramaia), na categoria Turismo de Base Comunitária; Reserva Pataxó Porto do Boi e aldeias Pataxi Pataxó e Akuã Tarakwatê (Porto Seguro), Tiba e Trilha do Saber da Aldeia Kaí (Prado) e Taba Jairy (Ilhéus), em Etnoturismo.

BANDEIRA AZUL

Outro reconhecimento da Bahia como destino sustentável é a certificação internacional Bandeira Azul, concedida na temporada 2025/2026 às praias da Viração e da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades (Salvador); à Praia do Paraíso, em Guarajuba (Camaçari); e à Marina do Yatch Clube da Bahia (Salvador).

As escolhas foram da Foundation for Environmental Education (FEE), organização global com atuação em 81 países, que premia zonas costeiras com altos padrões de qualidade ambiental, gestão sustentável, segurança e infraestrutura.

A Setur-BA firmou parceria com o Instituto Ambientes em Rede (IAR), que representa a FEE no Brasil, para avaliar o potencial de outras praias baianas, como candidatas ao selo Bandeira Azul, nas localidades de Mangue Seco (Jandaíra), Baixio (Esplanada), Morro de São Paulo (Cairu) e Barra Grande (Maraú).

PROFESSOR DO SUL DA BAHIA ESTÁ ENTRE OS PESQUISADORES MAIS INFLUENTES DO BRASIL


Um levantamento divulgado pela Revista Exame indica os cientistas mais influentes do Brasil na formulação de políticas públicas. O estudo identificou os pesquisadores mais citados em documentos oficiais relacionados a tomadas de decisão entre 2019 e julho de 2025 — incluindo relatórios, pareceres técnicos e documentos estratégicos produzidos por governos, organizações internacionais e entidades da sociedade civil.

Dentre os 100 cientistas apontados pelo estudo, quatro são da Bahia. Um deles é o professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Daniel Piotto. Para o pesquisador, questões ambientais urgentes ajudam a explicar a relevância do seu trabalho.

Daniel Piotto destaca que as mudanças climáticas e a rápida degradação das florestas e dos recursos naturais constituem algumas das questões mais importantes para a humanidade na atualidade. “As pesquisas que tenho conduzido sobre soluções baseadas na natureza têm um enorme potencial para mitigar os problemas climáticos globais e promover o desenvolvimento econômico das populações locais. Acho que isso resultou na relevância nacional do trabalho que realizo aqui, na UFSB”.

Piotto aponta outros fatores como os desafios e estratégias envolvidos em produzir ciência de impacto a partir de uma universidade jovem e localizada no interior da Bahia. “Apesar de ser muito mais difícil alcançar uma relevância nacional a partir de uma nova universidade no interior da Bahia do que a partir das universidades nas capitais, a possibilidade de angariar fundos externos e estabelecer parcerias com outras instituições de pesquisa (Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia, Ceplac, Universidade Estadual de Santa Cruz (Usc), Institutos Federais) e empresas foi fundamental para o avanço das minhas pesquisas.”

O ESTUDO

A metodologia envolveu a coleta e análise detalhada de citações presentes nesses materiais, buscando compreender quais pesquisas tiveram impacto direto e efetivo em decisões que afetam a sociedade. O foco esteve na incidência concreta do conhecimento científico na construção de políticas públicas.

Os resultados mostram que a maior influência vem das áreas ambientais e de saúde. A área de ecossistemas e uso da terra se destaca, reunindo 35% dos pesquisadores identificados, com temas como desmatamento, conservação e restauração ambiental aparecendo com mais força.

 

EUA retiram tarifas de 40% de café, cacau, carnes e outros produtos do Brasil

 


O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (20) a retirada da tarifa de 40% de alguns produtos brasileiros, decisão publicada pela Casa Branca. A decisão é válida para produtos que entraram nos EUA a partir de 13 de novembro.

A seleção inclui carne bovina, café, açaí, cacau e diversos outros produtos. São mais de 200 itens que foram acrescentados à lista de exceções do tarifão aplicado ao Brasil.

Na semana passada, os Estados Unidos já haviam reduzido as tarifas de importação de cerca de 200 produtos alimentícios, incluindo café, carne, açaí e manga. Para o Brasil, as taxas haviam caído de 50% para 40%.

Agora, a tarifa para os produtos brasileiros como o café e a carne, que aparecem nas duas decisões da Casa Branca, retorna para os patamares anteriores ao tarifão de Trump.

Na decisão, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, menciona a conversa que teve por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em outubro deste ano e afirma que houve um “progresso inicial nas negociações com o governo do Brasil”.

A lista inclui carne bovina, café, açaí, cacau e diversos outros produtos. A ordem é válida para produtos que entraram nos Estados Unidos a partir de 13 de novembro. Um auxiliar de Lula classificou a nova decisão como “uma boa notícia e um passo na direção certa”.

Na ordem publicada pela Casa Branca, Trump afirmou que na conversa telefônica que teve com Lula, em 6 de outubro deste ano, os dois líderes concordaram em “iniciar negociações para abordar as preocupações identificadas na Ordem Executiva 14323”.

Trump afirmou que essas negociações estão em andamento. O presidente norte-americano disse que também recebeu informações e recomendações adicionais de funcionários que opinaram:

“Certas importações agrícolas do Brasil não deveriam mais estar sujeitas à alíquota adicional ‘ad valorem’ imposta pelo decreto porque, entre outras considerações relevantes, houve progresso inicial nas negociações com o governo do Brasil”, diz o documento.

Veja o que setores e autoridades dizem sobre a decisão:

Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec)
O setor de carnes comemorou a decisão por considerar que reforça a estabilidade no comércio dos países e mantém condições equilibradas. Em nota, afirmou que a “medida demonstra a efetividade do diálogo técnico e das negociações conduzidas pelo governo brasileiro, que contribuíram para um desfecho construtivo e positivo”.

Amcham Brasil, Câmara Americana de Comércio para o Brasil
A Câmara Americana de Comércio para o Brasil definiu como “muito positiva” a decisão dos Estados Unidos e reforçou a necessidade de intensificar o diálogo entre Brasil e EUA para “estender a eliminação dessas sobretaxas aos demais produtos ainda impactados”.

“A medida representa um avanço importante rumo à normalização do comércio bilateral, com efeitos imediatos para a competitividade das empresas brasileiras envolvidas e sinaliza um resultado concreto do diálogo em alto nível entre os dois países”, disse a Amcham, em nota.

Luis Rua, secretário de comércio e relações internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária
Responsável pela área de relações exteriores do ministério, Luís Rua afirmou que além de carne, café e frutas, a decisão é “muito importante” para a cadeia de coco e castanhas, cadeias produtivas também incluídas na retirada de tarifas.

“É uma excelente notícia para o Brasil, que é um importante provedor de alguns produtos agropecuários, e agora passa novamente a ter acesso competitivo ao relevante mercado dos EUA, apoiando assim na estabilização de preços para alguns produtos”, afirmou.

Lindberg Farias, líder do PT na Câmara dos Deputados
Líder do PT na Câmara, deputado federal exaltou a “liderança” do presidente Lula, o “trabalho estratégico” do vice-presidente Geraldo Alckmin e a “diplomacia firme e competente” do ministro Mauro Vieira, para a decisão dos EUA.

“A medida fortalece o setor produtivo primário do nosso país, reduz custos e amplia a competitividade dos nossos produtores. É resultado direto de uma política econômica alinhada com uma política externa responsável, que negocia, dialoga e constrói soluções em vez de gerar crise, isolamento e entrega de soberania. Com diálogo real, diplomacia ativa e compromisso com o interesse nacional, o Brasil volta a ocupar seu lugar como ator confiável, previsível e relevante nas grandes mesas globais”, escreveu em sua página na rede social X. - Fonte: jornaldeuberaba

Persona do Dia

Luto do Regaee - Jimmy Cliff
Dia De


Santo do Dia


Pensamento do Dia


Casos e Causos

Só pra ouvir


Essa quem conta é o radialista Cristovão Rodrigues, um dos atores do caso em apreço. 27 de novembro de 1977, Davi Haw, o todo poderoso diretor dos Diários Associados, que comandava a TV Itapoan e o jornal Diário de Notícias, levou como convidado de honra para a inauguração da rádio Itapoan FM ninguém menos que Euclides Quandt de Oliveira, ministro das Comunicações do governo de Ernesto Geisel, oficial da Marinha que, na área militar, a vida inteira sempre esteve ligado às comunicações, tendo sido inclusive diretor da Telebras.

Ficou no escritório o tempo inteiro, o ministro disse que queria ver a rádio. Davi Haw se amarrou, ele insistiu, acabou levando-o. Se limitava a dois toca-fitas e um gravador. Euclides olhou, olhou, perguntou:

– Só isso?

E Davi, sorridente, fingindo descontração:

– Ministro, quem sou eu para lhe ensinar. Mas o senhor sabe muito bem que rádio é só pra ouvir.

E Euclides:

– Ah... Já entendi.

E caiu na gargalhada.

Charge do Dia


Priskas Eras

Inauguração do Casarão da Praça Vereador JoséAdry


Publicação simultânea: correioitajuipense.blogspot.com – academiaalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com (Tribuna do Almada é notícias). “Vou Afiar a Agulha e Bater o Martelo! Ponto final. *Redação o Bolso do Alfaiate”


Nenhum comentário:

Postar um comentário