alhos & bugalhos
IF Baiano abre mais de 2.400 vagas de nível médio integrado
O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) vai abrir processo seletivo para o ingresso de mais 2.400 estudantes nos cursos técnicos integrados ao nível médio em 14 unidades distribuídas pelo interior da Bahia. Os editais serão lançados a partir da próxima segunda-feira (16). As vagas disponíveis são para os campi de: Alagoinhas; Bom Jesus da Lapa; Catu; Governador Mangabeira; Guanambi; Itaberaba; Itapetinga; Santa Inês; Senhor do Bonfim; Serrinha; Teixeira de Freitas; Uruçuca; Valença e Xique-Xique. Os cursos são gratuitos, têm duração de três anos e são voltados para quem concluiu (ou concluirá até a data da matrícula) o 9º ano do ensino fundamental e deseja se qualificar profissionalmente enquanto cursa o nível médio. De setembro a outubro, cada unidade lançará um edital específico com informações detalhadas sobre os cursos, sobre como se inscrever e o cronograma. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela internet, por meio de formulários digitais, ou presencialmente nas unidades, no período informado por cada edital. O candidato pode escolher duas opções de curso e será convocado para a segunda opção somente se houver vaga remanescente após a chamada dos candidatos classificados na primeira opção. O critério de seleção para os cursos será o cálculo da média final, resultante das médias dos componentes curriculares de língua portuguesa, matemática, história, ciências e geografia do 8º ano do ensino fundamental, com base na análise do histórico escolar anexado à documentação no ato da inscrição. São requisitos para o ingresso nos cursos integrados, após aprovação: ter concluído o ensino fundamental II (9º ano) até o momento da matrícula e apresentar a documentação exigida pelo edital.
MPF aponta aumento de acidentes
aéreos envolvendo urubus em Ilhéus e cobra adoção de medidas para redução de
riscos
As investigações do MPF apontam que o problema tem se agravado pelo descarte inadequado de resíduos sólidos no entorno do aeroporto, o que atrai a fauna para a zona de segurança aeroportuária, colocando em risco as operações aéreas.Dados da Concessionária do Aeroporto de Ilhéus revelam um crescimento preocupante no número de avistamentos de aves nos últimos anos. Em 2019, foram registrados menos de dez casos, enquanto em 2023, o número superou 70. O urubu é a principal espécie avistada e, segundo a concessionária, a colisão com uma dessas aves durante pousos ou decolagens pode gerar um impacto equivalente a sete toneladas de força, o que resultaria em graves danos às aeronaves e até em tragédias fatais.
O MPF destacou que, apesar de notificações anteriores
feitas pela concessionária à prefeitura, não foram observadas melhorias
significativas na gestão de resíduos sólidos. Por isso, o órgão recomendou à
administração municipal ações mitigadoras, como a substituição das lixeiras
atuais por contêineres fechados para impedir o acesso da fauna aos resíduos e o
aumento da frequência da coleta de lixo nas áreas críticas indicadas nos
relatórios da concessionária. Do:.bahianoticias.com.br
O Pensamento do
Dia
Charge do Dia
Priskas Eras
Publicação simultanea: correioitajuipense.blogspot.com – academiaalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com (Tribuna do Almada é notícias). “Vou Bater o Martelo! Ponto final. *Redação o Bolso do Alfaiate”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário