alhos & bugalhos
JORNALISMO BAIANO PERDE ROSI BARRETO, MESTRE EM NARRAR FATOS E FAZER AMIGOS
O jornalismo sul-baiano perdeu uma de suas mais corretas e queridas profissionais, na manhã desta segunda-feira (30). Ela faleceu hoje, aos 64 anos, após quase 30 dias internada no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna. Com a força e a candura que eram marcas de vida, Rosi Barreto lutou bravamente contra o câncer.
Rosi encantava a todos com o seu sorriso, a lealdade e o gostar de fazer e cativar amigos. Era craque nos textos de cultura e comportamento.
Fez história no jornalismo local trabalhando em redações como as da TV Santa Cruz, ainda na sua fundação, e no jornal A Região, onde imprimiu sua marca com matérias sobre o empreendedorismo grapiúna e deu voz a anônimos que ajudaram a construir Itabuna.
Nos mais de 40 anos de profissão, atuou, ainda, no jornal Agora e no Jornal das 7, da Morena FM. Com a sua sensibilidade, Rosi também levava para as páginas dos jornais o pulsar da cultura grapiúna. Conhecia os artistas da terra como poucos. E assim ajudou a descobrir, revelar talentos deste chão chamado Itabuna.
Ela deixa uma filha, a biomédica e servidora federal Marcela Barreto, sua companheira inseparável e com quem mantinha relação admirada por todos. Acompanhando a mãe em algumas missões do jornalismo, Marcela tomou gosto e revelou-se fotógrafa, mas optou pela biomedicina.
VELÓRIO
O corpo de Rosi foi velado no SAF de Itabuna, na Rua Juca Leão, no Centro Comercial, em frente ao Grapiúna Tênis Clube. O sepultamento ocorreu às 15h desta segunda-feira (30), no Cemitério Campo Santo, em Itabuna.
DivulgaCandContas: consulte dados de candidatos e contas eleitorais dos partidos
Ferramenta dá maior transparência aos dados eleitorais e, portanto, mais subsídios na escolha dos candidatos e candidatas para o próximo pleito
O Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas Eleitorais (DivulgaCandContas) oferece dados detalhados sobre as pessoas que solicitaram registro de candidatura à Justiça Eleitoral. Desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o sistema está disponível on-line para consulta pública, sem a necessidade de cadastro ou autenticação.
Por meio da ferramenta, é possível acessar a foto, nome e número de urna dos candidatos(as), grau de instrução, ocupação, valores dos bens declarados, histórico em eleições anteriores, propostas de governo, processos eleitorais e as prestações de contas de campanha. O sistema também permite consultar contribuições, ranking de doadores e fornecedores, limites de gastos, sobras e dívidas de campanha, além de financiamentos coletivos.
Ainda é possível consultar as Estatísticas de Candidaturas, que oferecem dados detalhados sobre candidaturas por vaga, incluindo o perfil dos candidatos(as) com informações como gênero, faixa etária, cor/raça, nome social, e a situação do julgamento dos registros. Para facilitar ainda mais o acesso a esses dados, o sistema DivulgaCand permite listar todos os candidatos que estão concorrendo por Unidade Federativa (UF).
A pesquisa pode ser realizada acessando o Portal do TSE, nas abas Eleições > Contas Eleitorais > Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais ou diretamente pelo link do DivulgaCandContas.Ao acessar, é possível selecionar uma região no mapa do Brasil, escolher o estado desejado e, em seguida, buscar por município e cargo político.
Segundo o TSE, o principal objetivo do DivulgaCandContas é garantir a transparência do processo eleitoral e dos dados sobre quem vai disputar o pleito, proporcionando aos eleitores mais informações para suas escolhas nas eleições de outubro.
Estatísticas eleitorais
Disponível no DivulgaCandContas, o PortalEstatísticas Eleitorais disponibiliza uma série de dados relativos às eleições, não somente sobre candidaturas e prestações de contas. O levantamento pode ser feito considerando-se o período eleitoral de 1996 a 2024, e por região, estado, município e cargo político. Outros filtros mais específicos podem ser aplicados para o cruzamento de dados como gênero, faixa etária, cor/raça dos candidatos(as); situação da candidatura; primeiro e segundo turnos das eleições.
Segundo dados do portal, a Bahia registrou 35.199 candidaturas. Desse total, 33.251 foram deferidas, 106 deferidas com recurso, 769 indeferidas e 292 indeferidas em prazo recursal. Além disso, cinco candidaturas foram canceladas, 114 estão pendentes de julgamento e 642 pedidos de renúncia foram contabilizados. Quanto à distribuição por cargos, o estado registrou 1.149 candidaturas para prefeito(a), 1.172 para vice-prefeito(a) e 32.378 para vereador(a).
O portal organiza as informações em três áreas principais: Estatísticas de Eleição, Estatísticas Mensais e Conjunto de Dados. Na seção "Estatísticas de Eleição", o(a) cidadão(ã) pode acessar dados como eleitorado, filiação partidária, comparecimento/abstenção, perfil das candidaturas e pesquisas eleitorais. A aba "Estatísticas Mensais" apresenta a evolução de perfis do eleitorado e da filiação partidária. Já o "Conjunto de Dados" oferece uma visão abrangente sobre candidaturas, votação por candidato e partido, perfil do eleitorado (regular e faltoso), entre outras informações relevantes.
TRE e eleições municipais
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia está preparado para receber mais de 11milhões de eleitoras e eleitores no próximo dia 6 de outubro, nos 9.423 locais de votação do Estado da Bahia. O presidente do órgão, desembargador Abelardo da Matta, informou que até o dia 3 de outubro, 39.765 urnas eletrônicas passarão pelo procedimento de carga e lacração, com o objetivo de serem encaminhadas aos locais de votação em todo estado, entre os dias 5 e 6 de outubro.
Primeiro lugar
O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia encerrou a 14ª edição da Semana Nacional da Execução Trabalhista com a arrecadação de R$ 362.141.363,84. Esse desempenho rendeu à Corte baiana o 1º lugar entre os tribunais de médio porte de todo país, como o que mais movimentou recursos durante a ação. "Esse resultado representa celeridade e uma entrega mais eficiente e efetiva àqueles que buscam a Justiça do Trabalho", afirmou o presidente do TRT-BA, desembargador Jéferson Muricy. O evento foi promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho e mobilizou a Justiça do Trabalho em todo Brasil para promover a execução de processos e a resolução de conflitos trabalhistas por meio de acordos.
MP-BA nas eleições municipais
O Ministério Público da Bahia irá mobilizar o contingente de 203 promotores de Justiça com atribuições eleitorais em todo o estado. Tudo para que os eleitores possam exercer plenamente a sua cidadania no primeiro turno das eleições, marcado para o dia 6 de outubro.
Denúncias ao MPF
A partir de amanhã, a comunicação de fatos ilícitos ou irregularidades ao Ministério Público Federal (MPF) deverá ser feita com o login único na plataforma Gov.br. O canal de registro de denúncias está disponível na página MPF Serviços, no menu “Protocolar – Representação inicial (denúncia), fato ilícito ou irregularidade”. O novo procedimento também será necessário para pedidos de informações previstas na Lei de Acesso à Informação (SIC) e para solicitações de informações processuais, cópias/vistas, prioridade de tramitação e audiência com membro. A identificação pelo login do governo federal busca trazer mais segurança ao uso do serviço digital oferecido pelo MPF.
DPE-BA e Núcleo Indígena
O Estado da Bahia ganhou a primeira estrutura do Sistema de Justiça dedicada à defesa dos direitos e interesses dos povos indígenas. Trata-se do núcleo recém criado pela Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) para atuar nessas demandas em todo o estado.
ELEITORES QUE NÃO TIVEREM 16 ANOS ATÉ DIA SEIS DE OUTUBRO NÃO ESTÃO APTOS A VOTAR
De acordo com o Portal de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral, 193.327 jovens eleitores com idades entre 16 e 17 anos estão aptos a votar na Bahia nas eleições municipais deste ano
Os eleitores que completarem 16 anos até o dia 6 de outubro e estiverem em situação regular com a Justiça Eleitoral estão aptos para votar nas Eleições Municipais 2024. No entanto, há casos de eleitores que, apesar de constarem no cadastro eleitoral, não estarão aptos a votar e, portanto, não aparecerão nos cadernos de votação. Isso porque, a partir da data em que a pessoa completa 15 anos, de acordo com a Resolução TSE 23.659/2021, é permitida a emissão da primeira via do título de eleitor. Porém, o direito ao voto só é possível com 16 anos completos.
Jovens eleitores na Bahia
De acordo com o Portal de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 193.327 jovens eleitores com idades entre 16 e 17 anos estão aptos a votar na Bahia nas eleições municipais deste ano. Esse número representa um aumento de 52% em relação às eleições municipais de 2020, quando essa faixa etária somava 126.612 eleitores.
Voto facultativo
Nos termos do artigo 14 da Constituição Federal de 1988, o voto é facultativo para os analfabetos, os maiores de setenta anos e os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos. Ipolitica.com.br
O Pensamento do Dia
Charge do Dia
Priskas Eras
Publicação simultânea: correioitajuipense.blogspot.com – academiaalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com (Tribuna do Almada é notícias). “Vou Bater o Martelo! Ponto final. *Redação o Bolso do Alfaiate”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário