alhos & bugalhos
ILHÉUS: POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA OPERAÇÃO DE BUSCA E APREENSÃO, ALVO INCLUI COMITÊ DE CANDIDATO A PREFEITO
Outro local incluído na operação foi o posto de gasolina Leleu, situado na Avenida Itabuna. De acordo com informações preliminares, a operação faz parte de uma investigação mais ampla que visa apurar possíveis irregularidades envolvendo recursos públicos e financiamento de campanhas eleitorais.
A operação chamou a atenção por atingir o comitê de Bento Lima, um dos candidatos à Prefeitura de Ilhéus, aumentando a tensão no cenário político local. A Polícia Federal realizou apreensões de documentos e materiais que possam auxiliar nas investigações.
Atualização:
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça feira, 01/10/2024, a Operação CORONELISMO visando combater crimes eleitorais e conexos praticados, no presente momento, por coligação partidária.
Estão sendo cumpridos 09 (nove) mandados de busca e apreensão nos municípios baianos de Ilhéus, Salvador e Conceição do Coité/BA, os quais foram expedidos pela Justiça Eleitoral de Ilheus após representação da Polícia Federal e manifestação favorável do Ministério Público Eleitoral.
As investigações apontam o uso ilegal da estrutura pública municipal, com emprego de servidores, veículos e combustíveis públicos, em benefício de determinada coligação partidária, ocasionado prejuízo aos cofres públicos municipais.
No decorrer das investigações também foram identificadas supostas fraudes documentais, com superfaturamento de contratos, praticadas, em tese, para encobrir o uso ilegal da estrutura pública em benefício privado.
Os investigados poderão responder pelo crime de utilização de veículo público em campanha eleitoral (Art. 11, V e parágrafo único, da Lei 6.091/1974), cuja pena é o cancelamento do registro do candidato ou de seu diploma, bem como pelos crimes de peculato (Art. 312 do Código Penal), de falsificação de documento público (Art. 297 do Código Penal) e de associação criminosa (Art. 288 do Código Penal).
Os crimes investigados nos autos também podem configurar abuso do poder econômico e improbidade administrativa. O nome da operação refere-se a um período da política brasileira, há muito
tempo superado, em que os coronéis se julgavam os donos do município, manipulando a população e utilizando o poder público para fins privados, cometendo inúmeras ilegalidades. Do.: politicosdosuldabahia.com.br
NA CONQUISTA, JERÔNIMO RODRIGUES DIZ QUE OS COMPROMISSOS DE ADÉLIA COM ILHÉUS TAMBÉM SÃO SEUS
O governador Jerônimo Rodrigues participou de mais um evento de aliado seu no sul da Bahia. Desta vez, ele esteve, na tarde desta terça-feira (1º), no bairro da Conquista, em Ilhéus, numa caminhada da candidata a prefeita Adélia Pinheiro (PT). Destacou que não somente ele, mas também o presidente Lula, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e outras lideranças do partido estão sonhando com a vitória da professora e médica.
O governador afirmou que todos os compromissos do Programa de Governo da candidata a prefeita de Ilhéus também são dele. “Estou garantindo isso, Adélia, porque sei que você conhece muito bem a saúde, a educação, a cultura e muito mais”, disse para apoiadores da candidata, em frente à sede da Associação Desportiva 19 Março, onde o evento foi encerrado.
Jerônimo Rodrigues traçou ainda paralelo entre a relação que estabelece com o presidente Lula e a que vai aprofundar, a partir de 2025, com a próxima prefeita e o próximo vice-prefeito da Princesa do Sul. “Na Bahia eu me sinto os olhos, as pernas e o coração do presidente Lula. E, aqui em Ilhéus, Adélia e Augustão serão os meus olhos, as minhas pernas e o meu coração”, declarou.
Adélia agradeceu a confiança e empenho do governador com a sua candidatura. Ela reafirmou ser a única na disputa que tem o apoio do presidente Lula e de Jerônimo. Além de atrair milhares de pessoas, a caminhada da petista contou com a participação de deputados, como Rosemberg Pinto, líder do Governo Jerônimo na Assembleia Legislativa, e Paulo Magalhães, representantes estaduais de partidos aliados e líderes comunitários. Do.; pimenta.blog.br
Causos da Politica
Conversa de jardim
Manuel Ribas, interventor no Paraná (1932/1935), depois governador (1935/1937), despachava no palácio, mas gostava de morar em sua casa. Bem cedinho, chega um rapaz e encontra o jardineiro regando o jardim:
- Seu Ribas está? Sou filho de um grande amigo dele. Meu pai me mandou pedir um emprego a ele. Eu podia falar com ele?
- Poder, pode. Mas, e se ele não lhe arrumar o emprego?
- Bem, meu pai me disse que, se ele não arranjasse o emprego, eu mandasse ele à merda.
- Olhe, rapaz, passe às 4 da tarde lá no palácio, que é a hora das audiências, e você fala com ele.
Às 4 horas, o rapaz estava lá. Deu o nome, esperou, esperou. No salão comprido, sentado atrás da mesa, o jardineiro. Ou seja, o governador. O rapaz ficou branco de surpresa.
- O que é que você quer mesmo?
Repetiu a história. "Meu pai me mandou pedir um emprego ao senhor".
- E se eu não arranjar o emprego?
- Então, seu Ribas, fica valendo aquela nossa conversa de hoje de manhã, lá no jardim. - www.migalhas.com.br
Frase do Dia
Charge do Dia
Priskas Eras
Publicação simultânea: correioitajuipense.blogspot.com – academiaalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com (Tribuna do Almada é notícias). “Vou Bater o Martelo! Ponto final. *Redação o Bolso do Alfaiate”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário