Professores homenageados e seus ex-alunos
Professores homenageados e seus ex-alunos
O professor canavieirense Durval Pereira da França Filho foi homenageado com o troféu “Mérito Educacional FTC 2017, concedido pela Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) de Itabuna. A solenidade de entrega da honraria foi realizada às 19 horas desta terça-feira (17), na Terceira Via Hall, em Itabuna, com a presença da direção da Rede FTC, que também distinguiu outros 21 professores que contribuíram para o desenvolvimento da região.
Professor Durval e o ex-aluno Naílson
Professor Durval e o ex-aluno Naílson
Ao abrir a solenidade, o diretor de Operações da Rede FTC, Cristiano Lôbo, disse que a iniciativa tem a finalidade de recuperar a história de homens e mulheres que, nas últimas décadas, dedicaram suas vidas a educar gerações. Segundo ele, os professores homenageados são escolhidos por uma comissão organizadora, com observância nas biografias que trazem histórias de superação de desafios no exercício do magistério, trazidas à luz a partir da iniciativa da FTC.
A comissão organizadora concedeu uma homenagem in memorian à educadora Maria Augusta Mangabeira Costa, de amplo conceito em Itabuna. Representando a família, o neto da professora Maria Augusta, o advogado Émerson Mangabeira, ressaltou o grande compromisso de sua avó com a educação e revelou passagens de sua vida como professora, contadas por ex-alunos.
Uma das peculiaridades do troféu Mérito Educacional FTC 2017 é que ele é entregue ao professor homenageado por um ex-aluno, indicado pelo próprio educador, o que torna a homenagem ainda mais emocionante. O professor Durval Pereira da França Filho, por exemplo, recebeu o troféu das mãos de um dos seus ex-alunos, Naílson Marques dos Santos.
Como educador, sempre destacou que o professor tem de demonstrar aos alunos a importância de distinguir informação – saber sobre determinado ato ou fato –, e conhecimento – atividade intelectual que indaga, questiona e estabelece relações entre as informações obtidas, para que possa chegar ao âmago das questões apresentadas.
O professor Durval Filho é diplomado em Estudos Sociais (História) pela Universidade de Santa Cruz (Uesc), pós-graduado em nível de especialização em História Regional e Mestrado em Cultura e Turismo, concluído em 2002, com a dissertação de Mestrado sobre “Belmonte, cultura e turismo: numa (re)visão de Iararana de Sósigenes Costa”. Ele já publicou quatro livros: “Canavieiras e sua História” (1981); “Cem anos de Canavieiras” (1991); “Pelos Caminhos da Fé” (2009); e “Canavieiras – Terra Mater do Cacau”, este em coautoria com Aurélio Schommer (2013).
Relação dos professores homenageados