alhos & bugalhos
Acidente com ônibus deixa 13 feridos no interior baiano
Veículo tombou no Km 359 da BR 101
A Tarde - Um acidente envolvendo um ônibus, na madrugada deste sábado, 4, deixou 13 pessoas feridas, na altura do Km 359 da BR 101, perto do município de Wenceslau Guimarães, no sul da Bahia. Segundo as primeiras informações confirmadas pela Polícia Rodoviária Federal, não há registro de mortos no local.
O ônibus da empresa Águia Branca, que fazia a linha Teixeira de Freitas/Salvador, teria tombado na região. Após os primeiros socorros, quatro vítimas precisaram ser encaminhadas para um hospital, sendo duas delas em estado considerado grave.
Atualização e motivação do acidente
Ainda de acordo com a PRF, não há informações sobre o estado de saúde das vítimas encaminhadas para a unidade de atendimento, nem sobre o local para onde foram levadas. as causas do acidente, ainda desconhecidas, serão alvo de uma investigação.
A empresa de ônibus não se manifestou publicamente sobre o ocorrido até o momento.
ILHEENSE JULIANA TUPINAMBÁ ASSUME DIREÇÃO DO MUSEU NACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS
Filha da Aldeia Mãe, da Terra Indígena Tupinambá de Olivença, Juliana é geógrafa, pedagoga, pós-graduada em Educação Indígena, mestre e doutoranda em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB).
O Conselho Indígena Tupinambá de Olivença (Cito) comemorou a chegada da educadora ao comando do Museu, que é responsável pela política de preservação e divulgação do patrimônio cultural dos povos indígenas no Brasil:
“Juliana estará à frente do MNPI ao lado do nosso Ancião, o Manto Sagrado Tupinambá, sagrado material e imaterial do nosso povo, que hoje repousa no Museu Nacional do Rio de Janeiro. Estar junto ao Manto é estar junto da memória, da espiritualidade e da força ancestral que guia nossa luta pela demarcação de nosso território”, afirmou o Cito, em nota.
Para o Conselho, a chegada de Juliana ao Museu Nacional dos Povos Indígenas não é apenas uma conquista individual, mas um marco coletivo. “[Significa] a presença Tupinambá nos espaços de memória, ciência e cultura, reafirmando que nossas histórias, saberes e patrimônios devem ser preservados e narrados em nossa própria voz”.
“Parabenizamos Juliana Amanayara e celebramos, com orgulho, essa conquista que fortalece a caminhada do nosso povo”, concluiu o órgão colegiado, que reúne lideranças de 16 aldeias do povo tupinambá de Olivença.
CNU 2025: 760 mil fazem a prova no domingo; saiba o que levar
Neste domingo (5), 760 mil candidatos deverão comparecer aos locais de prova para participarem da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU). O chamado “Enem dos Concursos” oferece, nesta edição, 3.652 vagas, em 32 órgãos da administração pública federal.
Os participantes devem ficar atentos ao horário de início do certame e fechamento dos portões, aos locais de prova e trajetos para acessá-los, além dos itens obrigatórios e proibidos pela organização do CNU. A prova será aplicada em 1.294 locais em 228 cidades.
O certame é organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Fundação Getulio Vargas (FGV).
Locais de prova
Para evitar atrasos no dia da prova, o MGI e a FGV recomendam que os inscritos consultem com antecedência o cartão de confirmação, que está disponível no site do CNU 2025. É necessário também calcular o tempo de deslocamento e sair de casa com antecedência, considerando que o trânsito próximo aos locais de prova costuma ficar intenso em razão do grande número de participantes.
O cartão traz endereço completo do local de aplicação das provas, horário de apresentação, número de inscrição e informações adicionais, como atendimento especializado ou uso de nome social, quando solicitado.
Horários
Neste domingo, as provas terão início às 13h, tanto para quem concorre a cargos de nível superior, quanto para os de nível intermediário (médio e técnico).
No entanto, os portões de todos os locais de aplicação serão fechados 30 minutos antes do início das provas, ou seja, às 12h30, observado o horário oficial de Brasília (DF).
Documentos
Para realização da prova, é obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto. Também serão aceitos documentos em formato digital, desde que apresentados nos aplicativos oficiais com login GOV.BR, como e-Título, CNH Digital e Carteira de Identidade Digital (quando disponível pelo estado emissor). Não serão aceitos prints, PDFs, fotos ou cópias.
São considerados documentos oficiais:
- carteiras expedidas pelos Comandos Militares, Secretarias de Segurança Pública, Institutos de Identificação e Corpos de Bombeiros Militares;
- carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.);
- passaporte brasileiro;
- certificado de reservista;
- carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade;
- carteira de trabalho;
- carteira nacional de habilitação.
O que levar:
- Documento oficial com foto;
- Caneta esferográfica de tinta azul ou preta, em material transparente;
- Cartão de confirmação. Não é obrigatório levar impresso, mas recomenda-se para facilitar a localização;
- É permitido levar água e alimentos de consumo rápido, desde que em embalagens transparentes e sem rótulo.
O que não levar:
- aparelhos eletrônicos (celulares, relógios, fones, tablets). Esses itens devem ser entregues aos fiscais para lacre em envelope individual;
- óculos escuros, chapéus, lápis, borracha, corretivo e demais objetos não previstos em edital;
- alimentos em embalagens que não sejam transparentes e bebidas em recipientes que não permitam a visualização do conteúdo.
Cronograma
Data da prova objetiva: domingo, 5 de outubro
- Nível superior - das 13h às 18h
- Nível intermediário - das 13h às 16h30
Os portões de todos os locais de aplicação serão fechados 30 minutos antes do início das provas, ou seja, às 12h30, observado o horário oficial de Brasília.
Divulgação do resultado das provas objetivas e convocação para a discursiva: 12 de novembro.
Prova discursiva: 7 de dezembro.
Verificação de cotas: de 30 de novembro a 8 de dezembro
Resultado final previsto: 30 de janeiro de 2026.
Barry Callebaut rebaixada para “maner” com risco nofornecimento de cacau
A Barry Callebaut AG foi rebaixada para recomendação “manter” de “comprar” pela Berenberg, que citou que os benefícios esperados no fluxo de caixa devido à redução dos custos do cacau já estão refletidos nas estimativas de consenso.
A corretora também apontou para riscos de longo prazo no fornecimento de cacau da Costa do Marfim, o maior produtor mundial, que poderiam pesar sobre as perspectivas do fabricante suíço de chocolate e cacau.
A Berenberg elevou seu preço-alvo para a Barry Callebaut para CHF 1.200, mas alertou que a deterioração de questões estruturais na indústria de cacau marfinense poderia manter os preços do cacau elevados por mais tempo.
A pesquisa da corretora com agricultores de cacau descobriu que 37% relataram a presença do vírus de inchaço dos brotos de cacau, que mata árvores infectadas, enquanto 80% disseram que não aplicaram fertilizantes este ano. Ambos os fatores ameaçam o rendimento futuro das colheitas e o crescimento da oferta.
Embora a Barry Callebaut opere com um modelo de custo-plus que protege os lucros de oscilações diretas nos preços do cacau, a Berenberg afirmou que o fluxo de caixa da empresa está exposto.
Preços mais baixos do cacau apoiam a geração de caixa através da valorização de estoques e liberação de capital de giro, enquanto preços mais altos drenam a liquidez.
A corretora prevê que a relação entre dívida líquida e EBITDA ajustado da Barry Callebaut melhorará de 5,6x no final do ano fiscal de 2025 para 4,7x no final do ano fiscal de 2026.
A Berenberg ajustou sua previsão de fluxo de caixa para o ano fiscal de 2026 para refletir as premissas de preços do cacau, projetando cerca de £300 milhões de liberação de capital de giro vinculada a valores de estoque mais baixos, o que resultaria em desalavancagem de 1,8x.
Sua previsão de EBIT ajustado permanece amplamente alinhada com as estimativas de consenso da Visible Alpha.
A Barry Callebaut negocia a 16,3 vezes os lucros futuros de 12 meses, de acordo com a Berenberg, com as ações tendo sido reavaliadas em cerca de 6x nos últimos seis meses.
Os analistas alertaram que os riscos de fornecimento devido aos efeitos climáticos do El Niño ou doenças nas plantações poderiam pressionar ainda mais os preços do cacau. Também sinalizaram que as oscilações nos estoques de cacau e nas taxas de câmbio permanecem como potenciais obstáculos. Fonte: Investing
Persona do Dia
Dia De
Santo do Dia
Pensamento do Dia
Casos e Causos
O Rei do Abafa
Zelito Miranda, o Rei do Forró Temperado, como ficou conhecido, que nos deixou em 2022 aos 67 anos, nunca tocou sanfona, segundo Tasso Franco, jornalista, escritor, amigo e contemporâneo de juventude em Serrinha, terra dos dois. Era só no violão e aí criou o tal Forró Temperado.
O fato é que ele se tornou tão grande artista como bom amigo e entre amigos soltava as conversas.
Lá um dia em conversa com amigos, alguns jornalistas, falava sobre a corrupção dos arautos das prefeituras na contratação de artistas, a grande maioria pegando o jabaculê, ou jabá, gargalhadas e a pedida.
– Olá vocês, essas coisas é só para vocês saberem. E por favor, abafem o caso, se correr a fama que eu pago e falo, vou morrer de fome.
Aí foi chegando o feirense Carlos Pitta, alguém perguntou:
– Esse também paga?
– Se o quê? Quando ele fala a Bahia treme. É por isso que aqui entre nós chamamos ele de Rei do Abafa.
Gargalhada geral.
Charge do Dia
Priskas Eras
Publicação simultânea: correioitajuipense.blogspot.com – academiaalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com (Tribuna do Almada é notícias). “Vou Afiar a Agulha e Bater o Martelo! Ponto final. *Redação o Bolso do Alfaiate”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário