É isso aí

É isso aí

terça-feira, 16 de julho de 2013

alhos & bugalhos

Leitura do Dia

Cronograma do PPAP 2014/2017 é apresentado

Em reunião realizada na tarde de hoje pela Controladoria Geral do Município de Itajuípe foi apresentado o cronograma para realização das audiências públicas para elaboração do Plano Plurianual Participativo do Município de Itajuípe, para o quadriênio 2014/2017.

O controlador Antoniester Matos e a subcontroladora, Alana Rodrigues, fizeram a apresentaram as diretrizes que norteará a elaboração do PPAP e discorreram sobre a importância da participação de todos os membros da administração municipal, do legislativo e membros de entidades civis e a comunidade em geral que opinarão sobre as prioridades de suas comunidades e dará ao município uma maior visão para execução dos projetos.

Estiveram presente a reunião, a prefeita, Gilka Badaró, o vice-prefeito, Jorjão, secretários, diretores e coordenadores.

O que é

 O Plano Plurianual, no Brasil, – previsto no artigo 165 da Constituição Federal, e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 1 é um plano de médio prazo, que estabelece as Diretrizes, Objetivos e Metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
É aprovado por lei quadrienal, sujeita a prazos e ritos diferenciados de tramitação. Tem vigência do segundo ano de um mandato presidencial até o final do primeiro ano do mandato seguinte. Também prevê a atuação do Governo, durante o período mencionado, em programas de duração continuada já instituídos ou a instituir no médio prazo.
Com a adoção deste plano, tornou-se obrigatório o Governo planejar todas as suas ações e também seu orçamento de modo a não ferir as diretrizes nele contidas, somente devendo efetuar investimentos em programas estratégicos previstos na redação do PPA para o período vigente. Conforme a Constituição, também é sugerido que a iniciativa privada volte suas ações de desenvolvimento para as áreas abordadas pelo plano vigente.
O PPA é dividido em planos de ações, e cada plano deverá conter: objetivo, órgão do Governo responsável pela execução do projeto, valor, prazo de conclusão, fontes de financiamento, indicador que represente a situação que o plano visa alterar, necessidade de bens e serviços para a correta efetivação do previsto, ações não previstas no orçamento da União, regionalização do plano, etc.

Itajuípe: Começaram as novas instalações do Projeto de iluminação das entradas da Cidade


A prefeita de Itajuípe, Gilka Badaró (PSB) juntamente com o vice Jorjão, o Secretário de Administração, Humberto Badaró, e o Secretário de Desenvolvimento Urbano, José Edilson,e os edís Gean Vasconcelos e Taffarel, visitaram na última segunda-feira (15) o início das obras de instalação do novo e moderno sistema de iluminação, que vai da entrada da entrada da cidade, trevo rodoviário da BR-101, passando pelo Centro e finalizando na saída da cidade em sentido à cidade de Coaraci, nas proximidades da Faz. Luzerna.
O projeto, que é uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governador Jaques Wagner (PT), e está sendo executado pela Coelba, prevê a instalação de postes e lâmpadas mais econômicas.
“É uma alegria ver as obras sendo iniciadas. Itajuípe merece isso. A entrada da cidade está mal iluminada e essa é uma das nossas preocupações. Itajuípe ficará mais iluminada, e com isso, mais bonita.”, afirma a prefeita.
Segundo a Coordenadora de Obras, Elisângela, tanto o trecho beneficiado quanto o projeto são extensos. “A previsão de término de todas as instalações é de dois meses, mais precisamente, em setembro.”
A prefeita aguarda também a construção de quebramolas no Centro e na saída da cidade, além de melhorias no sistema de trânsito deste trecho com o projeto de sinalização vertical e horizontal, ambos em parceria com o Governo do Estado.
"É um anseio e um alívio, principalmente dos motoristas que trafegam à noite dia a dia de Itajuípe para Itabuna e sempre tem que as vezes parar no acostamento de um trevo às escuras". pontuou Humberto Badaró(Sec.de Administração).ASCOM\PMI ITAJUÍPE

Do ciadanoticia

ALAMBIQUE TESTA, BEBE E APROVA


Daniel Thame, Caboclo Alencar e Walmir Rosário na degustação da Weber Haus no ABC da Noite
Daniel Thame, Caboclo Alencar e Walmir Rosário na degustação da Weber Haus pela Alambique, no ABC da Noite
A Academia de Letras, Artes, Musica, Birita, Inutilidades, Quimeras, Utopias, Etc., realizou no final de semana a degustação da cachaça Weber Haus. A degustação aconteceu no bar ABC da Noite, no Beco do Fuxico, em Itabuna, e reuniu os imortaalcolizados da Alambique e agregados, sob as benção dos Caboclo Alencar.
Fabricada no Rio Grande do Sul, a Webber Haus foi testada, bebida e aprovada, tanto que quando o ABC fechou as portas, pontualmente às sete da noite, a beberança se estendeu ao bar Confraria, também no Beco do Fuxico.
Daniel Thame e Walmir Rosário, respectivamente presidente e vice vitalícios, ditatorialícios e imortalícios da Alambique, anunciam novas atividades do gênero para breve, que se as letras são parcas, o estoque da marvada é bem fornido.
CONFIRA AS FOTOS

Do blogdothame

Ibama confirma que licença para implantação do Porto Sul está mantida

Em contato por telefone com o Blog do Thame, o superintendente do IBAMA na Bahia, Célio Costa Pinto afirmou que a Licença Prévia para a construção do Porto Sul, em Ilhéus,  está em plena vigência. A informação corrige o que foi publicado hoje pelo jornal Tribuna da Bahia.
Célio Costa Pinto disse que estranhou a informação publicada pela Tribuna, já que “a licença não foi suspensa nem cancelada”. Segundo ele, “existe  uma Ação civil Pública promovida pelo MPF e MPE, que questiona a licença previa junto à Justiça Federal de Ilhéus, mas que ainda não foi julgada”.
Há, inclusive, uma tentativa de acordo para por fim à ação, mantendo-se a vigência da licença e realizando duas novas audiências públicas, que está em negociação entre o IBAMA e o Ministério Público.
Recentemente, o  governador Jaques Wagner assinou o contrato de concessão da área onde vai ser instalado o Terminal de Uso Privativo (TUP) da empresa Bamin – Bahia Mineração, no Porto Sul, em Ilhéus.
A área de 495 hectares vai servir para o processamento, armazenamento e embarque do minério de ferro extraído da mina Pedra de Ferro, em Caetité. Com a concessão da área, a Bamin e a Bahia vão ser os primeiros a se beneficiarem do novo marco regulatório da atividade portuária no país, a chamada MP dos Portos, aprovada recentemente e que permite a exploração de portos pela iniciativa privada.

Grupo da reforma política é instalado e vai receber sugestões pela internet

Agência Brasil  – Instalado hoje (16) na Câmara dos Deputados, o grupo de trabalho que vai debater a reforma política pretende criar um portal na internet para receber sugestões da sociedade e fará diversas audiências públicas. O coordenador do colegiado, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), acredita ser possível apresentar uma proposta antes mesmo dos 90 dias de trabalho estipulados para o grupo.
“Primeiro, vamos criar um portal aqui na Câmara para receber as contribuições de toda a sociedade. Qualquer cidadão do Brasil que quiser fazer uma proposta poderá encaminhar à Câmara e ela será lida por mim, encaminhada ao presidente da Casa, a todos os parlamentares e entrará no processo de discussão do grupo de trabalho”, disse Vaccarezza.
O petista convocou para amanhã (17), às 14h, a primeira reunião do grupo. Segundo ele, o recesso não vai atrapalhar os trabalhos do colegiado. “O recesso não é, para os parlamentares, um momento de férias. Pedi, inclusive, para todos os parlamentares do grupo ouvirem as suas bases, os movimentos sociais nos seus estados, vereadores, prefeitos, governadores para enriquecer o debate”.
De acordo com Vaccarezza, devem ser ouvidos representantes das entidades que participaram da elaboração da Lei da Ficha Limpa, das centrais sindicais, dos trabalhadores, dos empresários, dos movimentos por ética na política, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e dos evangélicos.
“Minha avaliação é que em menos de 90 dias nós apresentaremos para Casa um processo de votação da reforma política”, frisou.
Além de Vaccarezza, os indicados para o grupo são: Ricardo Berzoini (PT-SP), Marcelo Castro (PMDB-PI), Marcus Pestana (PSDB-MG), Guilherme Campos (PSD-SP), Esperidião Amin (PP-SC), Luciano Castro (PR-RR), Rodrigo Maia (DEM-RJ), Júlio Delgado (PSB-MG), Miro Teixeira (PDT-RJ), Antonio Brito (PTB-BA), Leonardo Gadelha (PSC-PB), Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) e Sandro Alex (PPS-PR).
Depois de instalado, o grupo de trabalho terá 90 dias para elaborar uma proposta de reforma política. A ideia é que a proposta, depois de aprovada pela Câmara e pelo Senado, seja submetida à consulta popular na forma de um referendo.

Festival Amar Amado homenageia centenário de Vinicius de Morais

O evento vai ocorrer entre os meses de setembro e outubro, em diversos pontos da cidade, com shows, feira de literatura e concursos de artes para estudantes. O festival Amar Amado deste ano de 2013 fará uma homenagem ao poeta, cantor e compositor Vinícius de Moraes, que completaria 100 anos de vida no próximo dia 19 de outubro. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Ilhéus (Secult), em pareceria com as empresas Maná Produções, Comunicações e Eventos e com o apoio de João Amado Filho, neto de Jorge Amado, vai ocorrer entre os dias 28 de setembro e 6 de outubro, em diversos pontos da cidade, com a promoção de shows, feira de literatura e concursos de artes nas categorias audiovisual, texto e gravura para estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio. Segundo o secretário de cultura do município, Paulo Atto, o período estabelecido para a realização do evento permite uma inserção de maior peso no contexto do Centenário de Vinicius, em nível nacional. Também possibilita que os pacotes turísticos voltados ao evento disponham de maior prazo de comercialização, incrementando o negócio do turismo em Ilhéus e região em período de baixa temporada e agindo como agente de desenvolvimento econômico da região. 

Primavera na Igreja


O teólogo Leonardo Boff, que enfrentou no passado a censura do Vaticano, é outro que parece encantado com o Papa Francisco.
Hoje ele lança o livro “Francisco de Assis e Francisco de Roma: uma nova primavera na Igreja?”

Segue...

Boff diz que Francisco de Assis sentiu um chamado para reconstruir a Igreja que estava em ruínas:

— Já o Papa Francisco tem a missão de reconstruir também a Igreja, arruinada pelos escândalos da pedofilia dos padres, e até de cardeais, e os crimes financeiros do Banco do Vaticano. E o faz com simplicidade e pobreza pessoal.

Vou bater o martelo... Ponto Final. (Redação: o Bolso do Alfaiate)


Nenhum comentário:

Postar um comentário