É isso aí

É isso aí

sexta-feira, 22 de maio de 2015

alhos & bugalhos


ITAJUÍPE: HOMENAGENS MARCARAM A ABERTURA DO CENTENÁRIO DE ADONIAS FILHO





www.politicosdosuldabahia.com.br/ - A vida e a obra do escritor itajuipense, Adonias Aguiar Filho foi apresentada na noite desta quarta-feira, 20, em Itajuípe, e marcou oficialmente o início das comemorações do centenário do filho mais ilustre da cidade. Até o dia 27 de novembro, data do nascimento do escritor, diversas atividades literárias serão realizadas no município e na região, com o objetivo de incentivar a disseminação da obra.

Uma Mesa de Debate, composta por escritores e professores da Academia de Letras de Itabuna – Alita foi coordenada pela professora e gestora do Memorial do escritor, Silmara Oliveira, que também é acadêmica da Alita, e exibiu alguns trechos de algumas obras do escritor, que relatam o modo de vida da sociedade em uma época marcada por lutas de terra no auge do cacau. Os personagens são de ascendência africana e indígena, refletindo o ambiente multicultural da região, palco de suas ficções.

De acordo com Silmara, o contexto cultural apresentado no evento marca a importância de ampliação do nome Adonias Filho para a sociedade regional, fomentando o interesse das pessoas para o aprofundamento da vida e obra de Adonias Filho. “Ao fazer 100 anos, o evento traz a carga da memória da fundação das Terras de Cacau, e o Memorial faz parte desse propósito de preservação e disseminação da obra”, avaliou.

A importância do evento foi também evidenciada pela prefeita de Itajuípe e vice-presidente da Amurc, Gilka Badaró, que segundo ela, desde o ano passado o município tem se envolvido no projeto de valorização e disseminação da vida e da obra do escritor. “A partir dessa iniciativa, as crianças de Itajuípe já sabem e sentem o interesse nessa discussão. Por isso, é importante motivar os estudantes a terem atração e motivação para ler as obras do filho mais ilustre da cidade”, destacou.  fotos de Rosy Lorent Paixao Marinho.

Itabuna perde "Netinho da Farinha"



Um dos mais antigos moradores do bairro de Fátima, muito conhecido como "Netinho da Farinha", morreu nesta quinta feira (21), no Hospital São Lucas, em Itabuna. Após um AVC, Etevaldo Alves Cezzareno (Netinho), de 75 anos, lutava também contra um câncer.Ela estava internado há algumas semanas e já havia previsão de alta, para continuar o tratamento em casa. Mas ele não resistiu. O comerciante era famoso pela qualidade da farinha que vende em seu estabelecimento comercial.Moradores de outras cidades da região vêm a Itabuna, assim como pessoas de vários bairros do município, para comprar o produto, considerado até superior ao fabricado em Buerarema.Netinho não revelava onde comprava a farinha. O corpo está sendo velado no Saf e o sepultamento será nesta sexta-feira (22), às 15 horas.

Em defesa do pacto federativo, Rui pede diálogo entre Congresso e governadores

 Congresso e governadores debatem o pacto federativo. O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL) recebe os 27 governadores estaduais do país para uma reunião pública no Salão Negro. Em pauta, a situação financeira dos estados, os caminhos para desfazer o nó do endividamento e a reorganização da agenda federativa. Foto: Pedro França/Agência Senado
Ao participar do Encontro com Governadores, promovido pelo Senado Federal, nesta quarta-feira (20), em Brasília, o governador Rui Costa defendeu que o Congresso Nacional ouça os chefes do Poder Executivo dos estados antes de votar propostas que impactam as receitas estaduais. O evento teve como foco a repactuação das obrigações orçamentárias dos entes federativos para educação, segurança, saúde e outras áreas.
“O pacto federativo não é só pontuar a relação dos estados e municípios com o Executivo nacional, mas também discutir com o Congresso. Precisamos de diálogo entre os parlamentares, governadores e prefeitos sobre o impacto que projetos podem causar, alterando fortemente a arrecadação dos estados”, afirmou Rui Costa.
O governador exemplificou o alerta. “O Senado aprovou a mudança da substituição tributária de micro e pequenas empresas, o que aumenta o custo de arrecadar dos estados e diminui a receita”.  Na avaliação dele, projetos como este, antes de votados, devem ser discutidos sob a ótica federativa. Isso evita que a crise dos estados e municípios e de sua viabilidade fiscal seja aprofundada.
Saúde e segurança 
 Quanto ao encaminhamento do tema no Congresso, a partir dessa reunião, Rui Costa disse que está otimista. “Penso que há o envolvimento dessa Casa. Não tem como continuarmos transferindo despesas. A lógica de despesas crescentes e receitas decrescentes quebra estados e municípios”.
Ainda dentro da discussão do pacto federativo, o governador destacou a necessidade de mais recursos para a saúde e a soma de esforços para a segurança pública. “Estamos no mesmo barco e temos que buscar a solução para problemas graves que afligem a população brasileira. www.blogdothame.blog.br.

Canavieiras amplia educação para a população do interior 
Resultado de imagem para educação canavieiras 
Os cursos do Ensino Fundamental II e Mais Educação já são realidade nas escolas da Rede Municipal da Educação implantadas no interior (distrito, povoados e zona rural) de Canavieiras. A meta estabelecida pelo Governo da Reconstrução atende ao preceituado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, oferecendo cursos formais no seu próprio habitat.
Segundo o prefeito Almir Melo, já foram implantados os cursos do Ensino Fundamental II no distrito do Poxim e nos povoados de Pimenteira e Era Nova. O próximo passo, agora, é oferecer esses cursos para a população dos povoados de Ouricana e Oiticica já no próximo ano.
Além dos curso do Ensino Fundamental I e II, a Secretaria da Educação também está estendendo o Mais Educação para as escolas localizadas no interior. Para a secretária Municipal da Educação, Emília Cristina Augusto dos Santos, os cursos e a qualidade do ensino devem ser únicos em todo o município.
Com a implantação do Ensino Fundamental II, os alunos dos povoados e da zona rural deixaram de acordar de madrugada para pegar os meios de transporte e se deslocar para a sede do município. “Com isso, sobra mais tempo para que eles possam estudar com tranquilidade numa escola próxima de casa”, enfatiza Almir Melo.
Explica a coordenadora Virgínia Paternostro, que os investimentos municipais estão cada vez mais presentes nas escolas do interior, em reformas estruturais nos prédios, ampliando as instalações, com a finalidade de oferecer melhores condições aos alunos e professores. Novas salas de aula, secretarias, cozinhas e cantinas foram e estão sendo construídas nas várias escolas.
Estrutura - Em Pimenteiras, funcionam dois colégios municipais: o Dr. Edmundo Lopes de Castro e o anexo do Colégio Paulo Freire. com o Ensino Fundamental I, desde a Pré-Escola até o 5º ano, nos turnos matutino e vespertino,  primeiro conta atualmente com 110 estudantes em atividades e  está em fase de implantação o curso “Mais Educação”, que funcionará no contra turno dos alunos.
Considerado um grande avanço pelos professores e pais de alunos, o Ensino Fundamental II foi implantado inicialmente pelo Colégio Noécia Cavalcante e hoje funciona como o anexo Pimenteiras do Colégio Paulo Freire. Uma das características do local é que o colégio funciona no período matutino e noturno, para atender também as pessoas que que trabalham durante o dia.
Explica a coordenadora pedagógica Adil Souza de Oliveira, que o colégio possui 107 alunos matriculados no Ensino Fundamental II e outros 12 na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Todos os professores que ministram aulas no Colégio Paulo Freire, anexo de Pimenteiras, possuem ou estão concluindo cursos de pós-graduação.
No povoado de Era Nova também estão localizados dois colégios: O Himério Cavalcante, do Ensino Fundamental I e o Demócrito Carneiro, com o Fundamental II, anexo do Colégio Paulo Freire. O Himério Cavalcante possui 70 alunos matriculados, inclusive na Pré-Escola, enquanto no Demócrito Carneiro 107 alunos fazem parte do corpo discente, contando, também com a turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA Normal).
Em Era Nova a implantação do Ensino Fundamental II foi bastante elogiada pelos pais, alunos e professores, que ressaltam as facilidade de acesso dos alunos à escola. Antes, eles eram obrigados a viajar por até cinco horas, acordando de madrugada para tomar o transporte. Na opinião de Adilson, pai de dois alunos que faziam esse trajeto, agora, além de terem tempo para fazer os deveres, estão sob os olhos da família.
Em Era Nova a Prefeitura reformou recentemente a Casa dos Professores, com a finalidade de hospedá-los com conforto e dignidade, pois parte deles passam toda a semana no povoado. Segundo o Chefe de Gabinete do Prefeito, Neivaldo Pinto, novas obras estão previstas para melhorar a infraestrutura da educação e da saúde no interior, que se encontram em fase de constante melhorias realizadas pelo Governo da Reconstrução.
Por hoje é só... Vou bater o martelo: Ponto Final.

Redação o Bolso do Alfaiate

Nenhum comentário:

Postar um comentário