É isso aí

É isso aí

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

alhos & bugalhos

Descaso de motorista da Rota linha Itajuípe revolta passageiros

Atraso e atitude de motorista revolta passageiros (Foto: Divulgação)
Segundo denúncia feita ao Blog do Tom por uma moradora de Itajuípe, um motorista da Rota Transportes teria agido com má conduta na noite da ultima segunda-feira (16). De acordo com o relato, a linha Itabuna-Itajuípe tem sofrido atrasos nos horários, o que causou um conflito.
O ônibus marcado para as 18:30 só foi chegar ao ponto de Itabuna às 19:30. Por conta do atraso, havia muitos passageiros no veículo e a cada ponto enchia mais. Em certo momento, o motorista resolveu não abrir as portas e disse que só sairia de lá quando chegasse um ônibus extra, o que fez com que alguns pulassem a catraca. Porém, sensibilizados com o prejuízo que a cobradora iria sofrer, pagaram a ela, já que não tinha nada a ver com a atitude do motorista.

O fato é que o ônibus atrasou e o condutor tratou mal os passageiros. Esta é uma situação que vem se tornando comum em Itabuna, onde motoristas de ônibus urbanos e intermunicipais têm tratado passageiros com ignorância e descaso.

Governo estadual antecipará repasse de verbas aos municípios

O governador Jaques Wagner anunciou nesta terça-feira (17/12), que antecipará para o dia 30 de dezembro o último repasse do ano às prefeituras, referente à arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb). O pedido foi feito pela presidente da UPB e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria Mendes, que justificou dizendo que se o pagamento fosse efetuado no dia 31 de dezembro, como previsto, só seria creditado em janeiro, após o feriado. “Tal situação leva a dificuldade e confusão contábil para os municípios, vez que os valores ficam vinculados ao ano em que for efetivamente creditado na conta do município, e não na data do lançamento”, explicou Quitéria. “Para fechar a contabilidade do jeito que vocês estão apertados é fundamental”, afirmou o governador que disse já ter acionou o secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório, para tratar da liberação do recurso. Na ocasião, Wagner se comprometeu ainda em apoiar os prefeitos na luta pela retomada da autonomia municipal, uma vez que às idas dos prefeitos a Brasília para buscar mais recursos e um novo pacto federativo tem se intensificado neste momento de crise.

Cacique Babau é barrado na Barry Callebaut

Agricultores que perderam terras em Ilhéus e Buerarema colocaram um sorrisinho no canto da boca quando souberam da negativa da estrangeira Barry Callebaut ao cacique Babau, quando o índio tentou vender o cacau das roças invadidas à empresa. O fato teria ocorrido na última semana, na unidade de Ilhéus. A empresa de processamento de cacau teria pedido ao cacique os documentos da fazenda de onde vieram as amêndoas e certificado de higiene. Sem a papelada, Babau deu meia volta. Apesar da negativa da empresa, agricultores denunciam que comerciantes de Buerarema e São José da Vitória dão cobertura ao cacique, comprando o cacau retirado das propriedades invadidas. A compra caracterizaria receptação.
www.ilheus24h.com.br

Canavieiras sedia a primeira reunião do Faeg-Sul em 2014

A 1ª reunião de 2014 do Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul da Bahia (Faeg-Sul) será realizada em Canavieiras, no dia 21 de março do próximo ano. A decisão foi tomada durante encontro mantido pela Faeg-Sul, quinta-feira (12), no Ilhéus Hotel, quando foram tratados de diversos assuntos da entidade. Segundo a representante da Secretaria da Cultura de Canavieiras, Ely Carvalho, a reunião da Faeg-Sul foi bastante importante, por empossar a nova diretoria da entidade, para o biênio 2013-15. O presidente é Letto Nicolau (Ilhéus); vice-presidente Victor Aziz (Itabuna); secretário Luiz Dantas (Itabuna); suplente Gal Macuco (Buerarema); Comissão de Articulação, Maria Áurea De Souza (Canavieiras), Comissão de Comunicação, Cristiane Santana (Itabuna). Na posse da nova diretoria, o atual presidente, Letto Nicolau, destacou a importância de construir e consolidar os Sistemas de Cultura Municipal, Estadual e Nacional. Ele também conclamou esforços para tornar possível a integração dos 26 municípios na luta constante do setor cultural. Em seguida, foi debatido o Plano Museológico do Memorial Misael Tavares, e exibido o curta Memórias do rio Cachoeira, de Victor Aziz. Participaram da reunião representantes da sociedade civil e poder público dos municípios de Canavieiras, Buerarema, Itabuna, Camacã, Maraú, e Itapé. O encontro do Fórum, em Canavieiras, será realizado na sede da Secretaria Municipal da Cultura.

CONFRARIA DO ALTO BECO DO FUXICO PROMOVE CONFRATERNIZAÇÃO

 O sábado foi de festa entre os confrades
O sábado foi de festa entre os confrades
Neste sábado (14) a Confraria do Alto Beco do Fuxico fechou – literalmente – a travessa Ithiel Pedreira Xavier (Alto Beco do Fuxico) para realizar sua confraternização de fim de ano. Confrades e convidados trocaram elogios e mensagens de Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
Sobre o comando do promoter José D’almeida Senna, a confraternização inovou neste ano ao apresentar um cardápio com bebidas variadas, como preferência para cerveja e cachaça, e churrasco com diversas carnes nobres.
A animação ficou por conta do músico Betinho Vasconcelos (voz e violão), que apresentou um vastíssimo repertório calcado na Música Popular Brasileira. Aparecendo na noite de Itabuna, Betinho agradou ao bom-gosto de confrades e convidados.
Betinho Vasconcelos animou a confraternização
Betinho Vasconcelos animou a confraternização
O confrade e músico Rafael Barreto também deu uma “canja” com músicas de sua composição e de artistas como Caetano Veloso, Raul Seixas, Gilberto Gil e Djavan.

 
O Papa Francisco comemorou nesta terça-feira seus 77 anos na companhia de quatro sem-tetos com quem compartilhou seu café da manhã, enquanto seus milhares de seguidores no Twitter lhe desejavam feliz aniversário. O pontífice iniciou este dia especial celebrando a missa na residência Santa Marta, onde reside. Os funcionários da casa foram convidados a participar para criar "um clima particularmente familiar", segundo um comunicado divulgado pelo serviço de comunicação do Vaticano. O secretário do Papa, monsenhor Konrad Krajewski, apresentou-lhe quatro sem-tetos, que vivem no bairro do Vaticano, com quem tomou o café da manhã após a missa. O prelado polonês, à frente do "serviço de primeiros socorros" do Vaticano, contou recentemente como colocava em prática as prioridades de Francisco para uma Igreja solidária, ajudando os necessitados. Para financiar suas operações, ele vende "pergaminhos" com o selo papal por, no mínimo, 25 euros. No ano passado, cerca de 250.000 pergaminhos foram vendidos, o que permitiu fornecer 6.500 ajudas. "Buon compleanno Papa Francesco, tanti auguri @pontifex, feliz cumple Santità": os votos de feliz aniversário se multiplicaram nas redes sociais durante toda a manhã, durante a qual a hashtag #papafrancesco ficou entre os dez assuntos mais comentados no Twitter Itália. Entre as mensagens, destaque para a da cantora italiana Laura Pausini, que twittou em espanhol "Feliz cumpleaños Papa Francesco. Esta cancion es para ti", dedicando uma de suas canções de Natal. No início da tarde, o Papa deve receber os jogadores do seu time do coração, o San Lorenzo, que venceu no domingo o campeonato argentino. (G1)

CCJ da Câmara aprova pedido de cassação de Natan Donadon

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou hoje (17), por unanimidade, parecer que nega o recurso apresentado pelo deputado Natan Donadon (sem partido-RO) contra decisão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, no fim de novembro, que recomendou a cassação do mandato do parlamentar por quebra de decoro.
O recurso, rejeitado pelo relator do processo, deputado Sergio Zveiter (PSB-RJ), na última sexta-feira (13), foi submetido à votação no colegiado onde obteve a maioria dos votos pela cassação. Por 46 votos a favor e nenhum contra, os deputados seguiram o parecer do relator e negaram o recurso. O processo agora vai para a Mesa Diretora da Câmara e, em seguida, para o plenário, que deverá decidir se cassa o mandato de Donadon.
No recurso, apresentado no dia 9 deste mês, a defesa argumentou que o deputado estaria sendo punido duas vezes pelo mesmo delito, uma vez que a Câmara já havia apreciado pedido anterior de cassação de Donadon, que na ocasião foi absolvido.
"Não se pode admitir no Estado Democrático de Direito a situação de o cidadão que pratica determinada conduta e é punido por ela, ficar sempre sujeito a uma nova punição pelo mesmo fato", diz trecho do recurso, referindo-se à decisão do dia 28 de agosto, quando o plenário da Câmara rejeitou o pedido de cassação de Donadon, ao não atingir os 257 votos necessários para a cassação.
No seu voto, o relator esclareceu que o recurso trata de procedimento instalado pela Mesa da Câmara. O atual, tem origem no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. "O que nós estamos discutindo é uma representação que foi feita com base no procedimento do Conselho de Ética que trata de quebra de decoro parlamentar, o recurso trata de outro processo implementado pela Mesa da Câmara, portanto voto pela rejeição do parecer", disse Zveiter.
Como o semestre legislativo deve terminar no dia 22 de dezembro e ainda há a expectativa, esta semana, de votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2014, na prática, o processo de cassação só chegará ao plenário, após o recesso parlamentar, em fevereiro de 2014. "Este ano nós não podemos votar no plenário, vamos ter que ficar sangrando por mais um mês, dois meses, por um erro que cometemos há pouco tempo atrás, disse o deputado José Carlos Araujo (PSD-BA), referindo-se à absolvição de Donadon pelo plenário, em agosto.
O episódio motivou a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 43/2013, conhecida como PEC do Voto Aberto. O processo de cassação de Donadon será o primeiro após a aprovação da PEC e em que a votação não será mais secreta.
Donadon foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 13 anos e quatro meses prisão por peculato e formação de quadrilha. Desde junho, cumpre pena na Penitenciária da Papuda, no Distrito Federal. O deputado foi também condenado pelo Supremo Tribunal Federal pelo desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia, quando ocupava o cargo de diretor financeiro da instituição.

Por HOJE É SÓ...OBolso do ALFAIATE

Nenhum comentário:

Postar um comentário