É isso aí

É isso aí

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

alhos & bugalhos
N O T A     P Ú B L I C A





Convidados pelo Ministério Público Estadual na pessoa da Promotora Lívia Luz Farias, reuniram-se no dia 22 (vinte e dois) de novembro de 2013, no Fórum Desembargador Orlando Pereira dos Santos representantes do Poder Legislativo, Poder Executivo e membros da direção do Hospital Dr. Montival Lucas, com o objetivo de juntos tratarem dos problemas referentes à saúde no Município de Itajuípe, de forma particular, da ausência de médicos plantonistas durante as noites, fins de semana e feriados.
            Todas as representações presentes tiveram a oportunidade de expor suas opiniões e apresentarem propostas e possíveis soluções para o referido problema.
            A representante do Ministério Público abriu a reunião discorrendo sobre a Vida e a Ordem – pilares essenciais para o bom andamento da democracia e da ordem pública na vida dos munícipes.
            Por parte do Poder Legislativo, foi abordada a imensa necessidade dos munícipes em ter no Hospital, a segurança dos primeiros socorros e o devido encaminhamento para hospitais de cidades circunvizinhas.
            O Poder Executivo manifestou as diversas tentativas de apoiar e ajudar tal entidade, quando também usou do momento para apresentar duas propostas a serem apreciadas pela direção do Hospital. São elas:

PROPOSTA 01:

Disponibilizar um profissional de saúde, contratado pelo município (médico plantonista), para realizar o atendimento todos os dias da semana e feriados, no período noturno para exercer sua função na estrutura física do Hospital Montival Lucas, na área de urgência;

PROPOSTA 02:

Disponibilizar um dos postos de saúde (preferencialmente USF do centro da cidade) para realizar o atendimento aos munícipes, com toda estrutura ambulatorial prévia (sala de pronto atendimento), também plantonista todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, no período noturno, sendo eles:
A)     Ambulância 24 horas;
B)     Um profissional especializado (médico plantonista);
C)     Dois enfermeiros;
D)     Farmacêutico;
E)      Técnico de Enfermagem;
F)      Recepcionista;

Em resposta, A Associação beneficente de Itajuípe (Hospital Dr. Montival Lucas), acatou a Proposta 01 com ressalvas. São elas:

Disponibilizar um profissional de saúde, contratado pelo município (médico plantonista), para realizar o atendimento todos os dias da semana e feriados, no período noturno para exercer sua função na estrutura física do Hospital Montival Lucas, na área de urgência; Acatamos, desde quando os profissionais estejam subordinados a política de trabalho segundo a pontualidade nos horários de chegada e encerramento dos plantões de 12:00h desta instituição dentro do padrão ético administrativo, e não fazer objeção em tratar os clientes usuário sobre maneira dócil meiga cumprindo as exigências tanto da diretoria geral quanto à médica, mesma sorte, acrescentamos à proposta, que tais procedimentos só poderão ser realizados com ajuda de custo de medicamentos, despesas com energia elétrica e lavanderia, tendo em vista que nossa estrutura ao ser utilizada para prestar atendimentos, é inevitável os custos os custos acessórios, principalmente quando for efetivado o atendimento de urgência emergência ao paciente, o procedimento não terá valia nenhuma se o mesmo não for devidamente medicado, normalmente, os procedimentos exige aplicação de soro e medicamentos emergenciais(...)”.

Em posse da Proposta e Contra Proposta, o Ministério Público marcará nova  e última tentativa de conciliação dos interesses que permanecem opostos e divergentes.

VOU BATER O MARTELO... PONTO FINAL. (REDAÇÃO: O BOLSO DO ALFAIATE



Nenhum comentário:

Postar um comentário