É isso aí

É isso aí

domingo, 15 de junho de 2025

Inscrições para o Enem dos Professores começam em 14 de julho

 alhos & bugalhos

Alunos da Rede Pública podem se inscrever no Programa CNH da Gente a partir de segunda (16)


Estudantes da rede estadual maiores de 18 anos ligados ao Programa Bolsa Presença de 51 municípios baianos já podem se inscrever no Programa de Incentivo à Habilitação – o CNH da Gente. O anúncio foi publicado neste sábado (14), no Diário Oficial do Estado. As inscrições serão realizadas de 16 a 30 de junho, exclusivamente por meio do site oficial do Governo do Estado (www.ba.gov.br).

Serão ofertadas cinco mil vagas para a obtenção da primeira CNH nas categorias A ou B para alunos da rede pública. Além de promover a inclusão social, o programa pretende gerar novas oportunidades de emprego e renda através da mobilidade. O edital completo, com todas as informações, etapas, cronograma e critérios de seleção, está disponível no site do governo estadual.

O CNH da Gente é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), e realizada em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado da Bahia (Detran-BA), voltada à concessão de isenção de taxas e gratuidade no processo de primeira habilitação para estudantes da rede estadual, bem como população em geral, desde que seja maior de idade e inscrita no Cadastro Único (CadÚnico).

O Governo da Bahia implantou, ainda, o CNH na Escola, que é direcionado a alunos menores 17 anos matriculados nos colégios da rede estadual, para que possam assistir às aulas teóricas até poderem ter acesso ao CNH da Gente.

Inscrições para o Enem dos Professores começam em 14 de julho


Os interessados em participar da Prova Nacional Docente (PND) poderão fazer a inscrição no período de 14 a 25 de julho
, anunciou o ministro da Educação, Camilo Santana, em sua rede socialAs provas serão realizadas no dia 26 de outubro. 

“Atenção, professores! A Prova Nacional Docente vem aí e é mais uma oportunidade de buscar uma vaga por concurso em milhares de redes de ensino pelo Brasil”, convocou o ministro Camilo Santana.

O candidato que quiser pedir a isenção da taxa de inscrição terá entre os dias 30 de junho e 4 de julho. 

O valor da taxa ainda será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em edital próprio. As redes públicas de ensino poderão optar por usar os resultados como mecanismo único ou complementar de seleção de professores da educação básica.

A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) pretende estimular a realização de concursos públicos e aumentar o número de professores qualificados nas redes públicas de ensino de estados e municípios.

O MEC aponta que as seleções de professores para o magistério ocorrem, em média, a cada sete anos e meio nas redes municipais e a cada cinco anos nas estaduais.

Adesão dos gestores

O prazo para redes municipais, estaduais e do Distrito Federal aderirem voluntariamente à Prova Nacional Docente terminará no domingo (15).

As redes interessadas na adesão têm até o dia 25 de junho para cadastrar seus editais próprios de seleção.

Portaria com as regras

O Inep publicou nesta sexta-feira a Portaria nº 399/2025, que define as regras para realização anual da Prova Nacional Docente.  A PND não constitui concurso público em si, e visa simplesmente subsidiar os concursos ou seleções conduzidas pelos entes federativos.

De acordo com as regras da portaria, os resultados disponibilizados pelo Inep serão entregues por meio de boletim individual com a pontuação alcançada pelo candidato e o correspondente nível de desempenho.

O edital específico para a Prova Nacional Docente de 2025 ainda será publicado pelo Inep, com os procedimentos e as datas anunciadas nesta sexta-feira pelo ministro Camilo Santana.

Enade das Licenciaturas

A prova nacional terá a mesma estrutura e o conteúdo da avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, que avalia os conhecimentos dos concluintes dos cursos de licenciatura e teve a primeira edição em 2024.

Neste ano, o Inep aplicará o Enade das Licenciaturas em 26 de outubro.

Quem pode participar

Poderão participar da PND os estudantes concluintes de cursos de formação de professores, inscritos no Enade das Licenciaturas, bem como os demais cidadãos que tenham interesse em participar de concurso ou processos seletivos de contratação de professores.

Confira o cronograma da Prova Nacional Docente anunciado pelo ministro Camilo Santana:

  • Período de adesão das secretarias de Educação: até domingo (15);
  • Pedido de isenção da taxa de inscrição: 30 de junho a 4 de julho;
  • Recurso da isenção da taxa de inscrição: de 7 a 11 de julho;
  • Resultado do recurso da isenção da taxa: 14 de julho;
  • Cadastro do edital de seleção pelos entes federativos: até 25 de junho;
  • Inscrições dos candidatos para a PND: 14 a 25 de julho de 2025;
  • Solicitação de atendimento especializado: 14 a 25 de julho de 2025;
  • Pagamento da taxa de inscrição: 14 a 31 de julho;
  • Aplicação da PND: 26 de outubro de 2025;
  • Divulgação do gabarito e do padrão de resposta da prova discursiva: 11 de novembro;
  • Divulgação do resultado final: 10 de dezembro.

 

Israel x Irã: guerra entra no 4° dia e tensão aumenta no Oriente Médio


O conflito direto entre Israel e Irã entra no quarto dia, neste domingo (15/6). Embora rivais históricos, nos últimos dias os dois países têm se enfrentado com bombardeios e ataques aéreos, que deixam vítimas de ambos os lados. A situação preocupa lideranças internacionais e coloca ainda mais tensão sobre o Oriente Médio.

Durante a noite desse sábado (14/6) e madrugada de domingo (15/6), pelo horário local, o Irã voltou a disparar mísseis contra Israel. O ataque deixou ao menos oito mortos e mais de 200 feridos em Israel, conforme divulgou a imprensa local. Sirenes tocaram em cidades israelenses várias vezes durante o período, obrigando os civis a buscarem abrigos seguros.

Em resposta, Israel disparou ofensiva aérea contra o Irã que teve como alvo instalações de gás e petróleo. Também foram atingidas, segundo as Forças de Defesa de Israel, instalações de projetos nucleares iranianos, incluindo o Ministério da Defesa.

A resposta dada por Israel cumpre a ameaça do ministro da defesa, Israel Katz, que afirmou que Teerã, capital do Irã, “queimará” caso continue a empreender ações contra o território israelense. Após o bombardeio à capital, Katz fez publicação em que afirma que “Teerã está queimando”.

Escalada no conflito

O disparo de novas levas de mísseis na noite de sábado, de ambos os lados, ocorreu no contexto da escalada na tensão no Oriente Médio após Israel lançar o que chamou de “ataque preventivo” contra o Irã, com foco no desmantelamento do programa nuclear iraniano.

Desde então, o Irã tem respondido com disparos de mísseis em direção a Israel, o que tem sido feito com exército de drones e mísseis. A reação veio na noite de sexta-feira (13/6) e, agora, se repetiu na noite de sábado (15/6). Não há no horizonte, entretanto, cenário de desescalada do conflito.

Em comunicado, o Irã alertou os governos dos Estados Unidos, Reino Unido e França de que qualquer ação que tente impedir os ataques contra o território de Israel resultará em retaliação por parte das forças armadas iranianas.

“Ofensiva preventiva”

·         Na última quinta-feira (12/6), as Forças de Defesa de Israel dispararam uma “ofensiva preventiva” contra o programa nuclear do Irã.

·         O governo israelense já vinha, antes do ataque, subindo o tom contra contra o regime do aiatolá Ali Khamenei, com ameaças ao programa nuclear.

·         Nos últimos anos, o avanço nuclear do Irã incomodou a comunidade internacional. Israel, que é uma potência nuclear, via o avanço como uma ameaça.

·         Embora ambos os países sejam rivais históricos, o ataque levou ao aumento da instabilidade no Oriente Médio.

·         Tensão no Oriente Médio

O conflito entre Israel e Irã escalou na última quinta-feira (12/6), quando o exército israelense realizou “ataques preventivos” contra o território iraniano. Em resposta, Teerã lançou uma ofensiva contra os israelenses na sexta-feira (13/6). Em 2024, Israel havia bombardeado a embaixada do Irã na Síria, o que levou a uma retaliação do país persa.

A recente troca de ataques entre os rivais históricos, porém, não tem precedentes, e aumentou mais ainda a tensão no Oriente Médio. A região lida com o conflito entre Israel e o Hamas, que desde outubro de 2023 estão em guerra.

Persona do Dia


O senhor das horas: Ildelfonsos relojoeiro 
Dia De


Pensamento do Dia

“Quem sabe o clamor obrigue a comunidade internacional a aplicar a Israel sanções semelhantes às que forçaram a África do Sul a pôr fim ao Apartheid. Só que o processo teria de ser mais breve ou não sobrarão crianças na Faixa de Gaza, “braço armado da revolta futura” e justificativa para sua eliminação.

Casos e Causos Itajuípenses

Aldemar, o carteiro

Em tempos idos a atual Empresa Brasileira dos Correios e Telégrafos (ECT), que substituiu o antigo nome, que era Departamento dos Correios e Telégrafos (DCT).

O carteiro Aldemar, fazia parte do quadro sempre deficiente em números de funcionários na agência local, cumpridor das obrigações inerentes ao cargo, gozava de grandes estimas dos colegas e usuários dos serviços prestados pela empresa.

Como se sabe, os serviços prestados pelos correios são confidenciais, até que o destinatário receba as suas cartas, telegramas ou encomendas.

Só que esta regra no que diz respeito aos telegramas, Aldemar não conseguia se conter e antes de entregar a mensagem ele felicitava ou dava os pêsames aos destinatários, alguns pegos de surpresa por não saber o falecimento de um ente querido até receber os pêsames, de Aldemar.

Charge do Dia


Priskas Eras


Publicação simultânea: correioitajuipense.blogspot.com – academiaalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com (Tribuna do Almada é notícias).
 “Vou Afiar a Agulha e Bater o Martelo! Ponto final. *Redação o Bolso do Alfaiate”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário