alhos & bugalhos
Pousada de Itajuípe: ideal para atletas e visitantes da Corrida dos Lagos
A cidade de Itajuípe se prepara para um dia memorável! A aguardada Corrida dos Lagos, que promete agitar o cenário esportivo regional, acontecerá no dia 03 de agosto de 2025.
É uma oportunidade única de celebrar o esporte, a saúde e a união de diversos segmentos, e testemunhar o compromisso de Itajuípe com o incentivo à prática de atividades físicas.
A Corrida dos Lagos terá sua largada marcada para às 7h, com um desafiador circuito de 5km que testará os limites dos corredores. Além da competição principal, o evento foi pensado para toda a família e contará com uma caminhada de 2,5km, perfeita para quem busca desfrutar do ambiente e da paisagem. Para os pequenos e futuros campeões, haverá também uma emocionante Corrida Kids, garantindo que a diversão e a energia do esporte contagiem a todos, desde cedo.
Mesmo sem a possibilidade de competir, sua presença é fundamental para tornar a Corrida dos Lagos ainda mais especial! Venha torcer, aplaudir e sentir a energia de um dos eventos mais esperados do calendário esportivo de 2025.
Desportistas, entusiastas e visitantes que não perdem a oportunidade de participar desses grandes eventos são mais do que bem-vindos para preencher as ruas e fazer parte dessa atmosfera contagiante.
Para que desportistas das patrocinadoras que apoia e valoriza o esporte local, a Pousada de Itajuípe está de portas abertas para acolher a todos, oferecendo acomodações aconchegantes, um delicioso café da manhã para recarregar as energias e um agradável café da noite, garantindo todo o conforto necessário para uma experiência inesquecível antes e depois do grande evento.
UBAITABA SEDIA A 4ª ETAPA DO CAMPEONATO BAIANO DE CANOAGEM E PARACANOAGEM
Ubaitaba sedia no próximo domingo (3), a partir das 9h, a 4ª etapa do Campeonato Baiano de Canoagem Velocidade e Paracanoagem. A competição esportiva reunirá mais de 140 atletas em 10 equipes de Salvador, São Félix, Cachoeira, Ubatã, Itacaré, Camamu, Maraú, Itajuípe, Ilhéus, além de Ubaitaba. As provas serão disputadas nas categorias infantil, menor, cadete, júnior, sênior e master, no Rio de Contas, com largada na Avenida Beira Rio.
Promovida pela Federação Baiana de Canoagem, com apoio do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e Prefeitura de Ubaitaba, a competição será em homenagem aos 40 anos de fundação da Associação Cacaueira de Canoagem (ACC) e a emancipação política e administrativa de Ubaitaba. A terra do canoísta Isaquias Queiroz completou 92 anos no último domingo, dia 27.
É um campeonato muito importante para as crianças e jovens, principalmente, aqueles que irão participar do Campeonato Brasileiro, segundo afirmou a coordenadora de Esportes da Confederação Brasileira de Canoagem e presidente da Associação Cacaueira de Canoagem, Luciana Costa. “As etapas do Baiano servem como seletiva para o Campeonato Brasileiro, que será promovido agora em agosto, em Lagoa Santa, em Minas Gerais”, relatou Luciana Costa ao PIMENTA .
ESPORTE EM CRESCIMENTO
A Confederação Brasileira de Canoagem, segundo Luciana Costa, está muito contente com as ações que têm sido desenvolvidas em apoio ao esporte na Bahia. “A CBC está muito feliz com o trabalho realizado pela Federação Baiana de Canoagem, com apoio do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). O estado tem investido na modalidade e, com isso, possibilitando o crescimento dos nossos atletas”, contou.
Luciana Costa citou como sucesso desses investimentos o surgimento de atletas como Isaquias Queiroz, campeão mundial e medalhista olímpico; e Gabriel Nunes, Mateus Bastos, Lucas Espírito Santo, que conquistaram medalha no Mundial Júnior e Sub-23 de Velocidade, em Portugal, no último final de semana. Lucas foi ouro no C1500m e a dupla Mateus e Gabriel ficou com a prata na C2m500m. Do PIMENTA.
Confira a lista de quase 700 produtos que não serão taxados pelos EUA
Um total de 694 produtos ficaram de fora da Ordem Executiva assinada nesta quarta-feira (30) pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elevando o valor da tarifa de importação de produtos brasileiros para 50%,
Entre as exceções estão produtos como suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis, incluindo seus motores, peças e componentes. Também ficaram de fora do tarifaço produtos como polpa de madeira, celulose, metais preciosos, energia e produtos energéticos e fertilizantes.
No entanto, café, frutas e carnes não estão entre as exceções aplicadas pelos Estados Unidos, e serão taxados em 50%.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
A lista completa com os produtos que não serão taxados está no Anexo I da Ordem Executiva assinada pelo presidente Trump, publicada no site da Casa Branca.
As taxas entram em vigor em sete dias, ou seja, no dia 6 de agosto.
Café e Cacau podem ficar isentos de Tarifas em nossos acordos dos EUA, diz secretário
Comércio entre EUA e países produtores pode favorecer commodities tropicais, mas Brasil segue em risco
O café e o cacau poderão ser isentados de tarifas de importação nos acordos comerciais firmados pelos Estados Unidos com países produtores dessas commodities, afirmou o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, em entrevista ao programa “Squawk Box”, da CNBC. A medida, segundo ele, faz parte da diretriz do presidente Donald Trump de isentar de tarifas produtos naturais que não são cultivados nos EUA.
“Se você cultiva algo que nós não cultivamos, isso pode custar zero”, disse Lutnick, mencionando como exemplo o café, o cacau, a manga e o abacaxi. A isenção tarifária visa facilitar o acesso a recursos tropicais essenciais para o consumo americano, ao mesmo tempo em que preserva a competitividade dos produtos agrícolas cultivados internamente.
Lutnick citou como exemplo o recente “Acordo de Comércio Recíproco entre os Estados Unidos e a Indonésia”, divulgado na semana passada pela Casa Branca, no qual está previsto que os EUA “podem identificar certas commodities não produzidas domesticamente para redução tarifária adicional”. A Indonésia, que inicialmente aceitou uma tarifa de 19% sobre seus produtos, poderá ter isenção para café e cacau exportados ao mercado norte-americano.
Entretanto, o Brasil – um dos maiores fornecedores de café do mundo e principal parceiro dos EUA nessa commodity – permanece fora desse ambiente preferencial. Donald Trump ameaçou recentemente impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, alegando motivos políticos relacionados ao tratamento do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo sistema judiciário brasileiro. A retaliação tarifária pode afetar duramente o setor cafeeiro brasileiro, que responde por cerca de um terço do café consumido nos Estados Unidos.
A perspectiva de tarifas sobre produtos brasileiros contrasta com os benefícios concedidos a outros países com acordos em vigor, como a União Europeia e a Indonésia, e levanta preocupações no setor exportador do Brasil. A exclusão do país de uma eventual política de isenção tarifária para produtos tropicais pode não apenas reduzir a competitividade do café e do cacau brasileiros, como também redistribuir parte do mercado americano para concorrentes como Vietnã, Colômbia e Gana.
Caso confirmada, a medida marca mais um capítulo da política comercial agressiva do governo Trump, que busca reforçar acordos bilaterais estratégicos com países alinhados, ao mesmo tempo em que usa tarifas como instrumento de pressão diplomática.
Fonte: mercadodocacau com informações reuters
Persona do Dia
“Se as coisas são inatingíveis, ora! Não é motivo para não querê-las. Que tristes seriam os caminhos se não fora a presença distante das estrelas.” “O que mata um jardim não é o abandono. Mario Quintana
Casos e Causos
O busto do Comendador Firmino Alves, fundador de Itabuna, foi furtado junto com algumas letras do monumento que homenageia o nascimento da cidade. A estrutura está localizada na praça Santo Antônio, na Avenida Cinquentenário.
O ato de vandalismo ocorre justamente durante as celebrações pelos 115 anos de emancipação política do município. A ausência do busto e das letras foi notada por moradores e visitantes, que expressaram indignação nas redes sociais diante do descaso com um dos principais símbolos da história local.
A ação criminosa levanta novamente o debate sobre a segurança do patrimônio público e o abandono de monumentos históricos em Itabuna.
Charge do Dia
Priskas Eras
Publicação simultânea: correioitajuipense.blogspot.com – academiaalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com (Tribuna do Almada é notícias). “Vou Afiar a Agulha e Bater o Martelo! Ponto final. *Redação o Bolso do Alfaiate”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário