alhos & bugalhos
ITAJUÍPE: CÂMARA MUNICIPAL ENCERRA SEMESTRE COM MODERNIZAÇÃO DA SEDE E PRODUÇÃO LEGISLATIVA ATIVA
A Câmara Municipal de Itajuípe concluiu, na última quinta-feira (26), o 1º período legislativo da 18ª Legislatura, encerrando um semestre marcado por avanços no funcionamento do Legislativo, tanto no campo parlamentar quanto na modernização administrativa.
Sob a presidência do vereador Ivan Júnior (PSB), o período foi de reorganização interna, com investimentos em tecnologia, infraestrutura e transparência. Um dos destaques foi a implantação do sistema de votação digital, com painel eletrônico e uso de tablets, além da modernização do sistema de som e a retomada das transmissões ao vivo das sessões ordinárias pelo canal oficial da Câmara no YouTube e na rádio FM 104,9.
A atividade legislativa também foi intensa: foram realizadas 22 sessões ordinárias, 6 extraordinárias, 4 sessões especiais e 1 audiência pública. Nesse período, os vereadores apresentaram 14 projetos de lei, 36 indicações, 97 pedidos de providência e 16 requerimentos, além de emendas impositivas e outras proposições que evidenciam o comprometimento com as demandas da população.
O semestre também foi marcado por sessões especiais temáticas, como as homenagens ao Dia da Mulher, ao Dia das Mães, ao Centenário da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, aos 200 anos da Polícia Militar da Bahia e aos 20 anos do Colégio da Polícia Militar de Itabuna.
Além disso, os parlamentares participaram de agendas externas relevantes, como a visita do governador Jerônimo Rodrigues, congressos regionais e reuniões em Salvador para o encaminhamento de demandas do município junto ao Governo do Estado.
O trabalho desenvolvido contou com a participação ativa dos vereadores que compõem o Legislativo: Adriano Santos (PSB), Antônio Pádua (Avante), Camila Ferrarese (PSB), Cláudio Raul (Podemos), Eduardo Portela (MDB), Joacy Caires (Podemos), Josélia Ribeiro (MDB), Lusiane Maia (PSD), Mateus Mattos (Avante) e Roney Adriel (Avante). O esforço conjunto dos parlamentares foi essencial para os avanços alcançados neste primeiro semestre.
Com o encerramento do período, a Câmara se prepara para o segundo semestre legislativo, mantendo o foco no fortalecimento institucional e na escuta ativa da população. Do. politicosdosuldaahia
PROUNI OFERTA 13,8 MIL BOLSAS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO NA BAHIA
O Ministério da Educação (MEC) está oferecendo, na Bahia, 13.827 bolsas para o Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao processo seletivo do segundo semestre de 2025. Dessas, 7.045 são integrais e 6.782 são parciais (50%, pagando metade da mensalidade).A oferta de bolsas por município pode ser acessada na página do Prouni, em “Consulta de bolsas”. Em Itabuna, há vagas em 57 cursos de graduação, como Direito, Letras, Serviço Social, Jornalismo, Engenharia Civil, Cibersegurança, Gestão Hospitalar, Engenharia Mecânica, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Medicina Veterinária, Odontologia e Publicidade e Propaganda.
Em Ilhéus, há vagas em 47 cursos de graduação, dentre os quais Administração, Administração Pública, Biomedicina, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Radiologia, Engenharia Mecânica, Engenharia de Computação, Gestão Hospitalar, Marketing Digital, Publicidade e Propaganda, Sistemas de Informação e Gestão de Segurança Privada.
NA BAHIA
Na Bahia, o curso de graduação com o maior quantitativo de bolsas ofertadas no estado é Direito, com 1.324 bolsas, sendo 340 integrais e 984 parciais. Depois dele, os dois cursos com as maiores ofertas são: Administração, com 1.085 bolsas (757 integrais e 328 parciais), e Psicologia, com 558 bolsas (181 integrais e 377 parciais).
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no período de 30 de junho a 4 de julho, pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A divulgação do resultado vai acontecer em duas chamadas, sendo a primeira no dia 7 de julho e a segunda no dia 28 do mesmo mês.
Esta edição do programa oferece 211.202 bolsas em instituições privadas por todo o país. Dessas bolsas, 118.147 são integrais e 93.055, parciais. O candidato poderá se inscrever para concorrer às bolsas integrais (se sua renda familiar bruta mensal per capita não exceder o valor de 1,5 salário mínimo) ou parciais (se sua renda familiar bruta mensal per capita não exceder o valor de 3 salários mínimos).
COM MAIS DE 3 MIL VAGAS E SALÁRIOS DE ATÉ R$ 17 MIL, CONCURSO NACIONAL ABRE INSCRIÇÕES HOJE (2)
As inscrições para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) começam nesta quarta-feira (2) e seguem até o dia 20 deste mês. A taxa de inscrição única, de R$ 70, deverá ser paga até o dia 21 de julho.
O CNU oferta 3.642 vagas distribuídas em 32 órgãos públicos (confira a lista detalhada no final do texto). Desse total, 2.480 são vagas imediatas e 1.172 para provimento a curto prazo.
A Fundação Getulio Vargas (FGV) é a banca examinadora responsável pela organização do concurso. As provas objetivas serão aplicadas no dia 5 de outubro, das 13h às 18h, em 228 cidades de todos os estados e no Distrito Federal. Para os habilitados, será aplicada uma prova discursiva no dia 7 de dezembro.
Os cargos são agrupados em nove blocos temáticos. O modelo – já adotado na edição anterior do concurso – permite que os candidatos concorram a diferentes cargos dentro do mesmo bloco, com uma única inscrição.
No momento em que fizer sua inscrição, o participante poderá definir sua lista de preferência, de acordo com interesses profissionais, formação acadêmica e experiência.
COTAS
Entre as novidades anunciadas pelo governo, estão as destinações de cotas. As vagas estão assim divididas: 65% para ampla concorrência, 25% para pessoas negras, 3% para indígenas e 2% para quilombolas e 5% para pessoas com deficiência
Outra novidade é que haverá equiparação entre gêneros quando houver chamada para a segunda fase. Como para a nova etapa, são convocados nove vezes o número de vagas, em todas as circunstâncias, serão chamados para a prova seguinte o mesmo número de homens e de mulheres. A regra funciona tanto para ampla concorrência como para as vagas destinadas às cotas.
Persona do Dia
Dia De
Pensamento do Dia
Casos e Causos Itajuípenses
Léo o botafoguense
Léo era o proprietário do Bar Botafogo, próximo a Estação Ferroviária, torcedor fanático era sempre assediado pelos torcedores de outros clubes que azucrinava ele quando Botafogo sofria uma derrota.
Numa época que Perivaldo, era líder no Botafogo a convite de Gerson Sodré e muitos outros vieram passar uns dias em Itabuna e durante esta incursão resolveram em caravana vir a Itajuípe.
Durante a visita e depois de consumirem em diversos bares, vieram visitar o Bar do Botafogo, tão logo chegaram. Leo com um sorriso de boca a boca começou a servir a embaixada dos craques.
Desce uma, desce outra Léo, coçou a cabeça vendo o consumo aumentar, depois dele ter franqueado as bebidas de forma de cortesia.
Final da história, os craques e amigos acabaram com o estoque do bar, no outro dia Léo teve que recorrer aos amigos para comprar uma nova leva de cervejas e biritas, para repor o estoque.
Depois deste episódio, Léo foi embora para São Paulo, onde se tornou um fervoroso torcedor do Corinthians.
Charge do Dia
Priskas Eras
Publicação simultânea: correioitajuipense.blogspot.com – academiaalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com (Tribuna do Almada é notícias). “Vou Afiar a Agulha e Bater o Martelo! Ponto final. *Redação o Bolso do Alfaiate”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário