É isso aí

É isso aí

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

alhos & bugalhos
Leitura do Dia

98 anos de Adonias Filho serão comemorados em Itajuípe

 

O Memorial Adonias Filho e o Departamento de Cultura tem a honra de convidar a todos para a programação em homenagem ao 98º aniversário do escritor Adonias Filho, que ocorrerá entre os dias 21/11 e 05/12.

Segue a programação:

21/11 – II Sarau Cultural / Uma reflexão sobre a Consciência Negra
Música e leituras de obras de poetas brasileiros e africanos.
Seleção de textos da obra adoniana

Local: Memorial Adonias Filho
Horário: 19:30

27/11 – Palestra com o escritor Cyro de Mattos, tema: “Adonias Filho: Um Criador da Literatura do Cacau.”

Local: Casarão da Praça
Horário: 19:30

28/11 – Exibição do Filme: “Um Anjo Mau”.
Um filme de 1971, baseado na obra do escritor Adonias Filho, sob a direção de Roberto Santos e produzido por Walter Hugo Khouri e William Khouri.

Sinopse: O filme conta a saga da menina Açucena, vendida pela mãe a um comerciante, que a estupra, e é expulsa de casa pela mulher dele. Vagando pelo sertão, envolve-se com um tropeiro e tem um filho, que acaba morrendo em tiroteio. Desesperada, Açucena acaba se prostituindo, planejando vingança.

Local: Casarão da Praça
Horário: 19:30

29/11 – Exibição do Documentário: “Adonias Filho: Memória e Ficção”.

Ano: 2012

Sinopse: Documentário que resgata a memória, a história e a ficção do escritor Adonias Filho pelas vozes daqueles que com ele conviveram e que mergulharam em sua literatura.
 

Logo após a exibição bate papo com autores: Joelson Jr., Rannah Vieira e Simone Santos.

Local: Casarão da Praça
Horário: 19:30

05/12 – Exibição do Filme: “O Forte”

Um filme de 1974, baseado na obra do escritor Adonias Filho, sob a direção de Olney São Paulo e produzido por Júlio Romiti.

Sinopse: "O engenheiro Jairo retorna a sua cidade - Salvador - para demolir o forte de São Marcelo, com mais de 400 anos de idade. No local será erguido um parque infantil. Para Marcelo, essa destruição representa a aniquilação de todo o seu passado, pois foi naquele forte que ele um dia amou Tibiti, a namorada de juventude, e ouviu as histórias do velho Olegário, avô de Tibiti, que lá esteve preso por ter assassinado seu genro Michel. Ao chegar a Salvador, Jairo procura Tibiti, encontrando-a casada com Mário e mãe de quatro filhos. A paixão antiga é mais forte do que seu casamento de conveniência e a modesta e tranqüila vida familiar da moça. Eles voltam a se amar no forte que dias depois é festivamente destruído com forte carga de dinamite. Mas a aniquilação do monumento histórico, símbolo do amor de ambos, não consegue separar o profundo laço que os uniam e resistira a quinze anos de separação: eles fogem juntos para começar uma nova vida."

Local: Casarão da Praça
Horário: 19:30

 

ITABUNA: FALTA DE MÉDICO E ATRASO NOS ATENDIMENTOS NO HBLEM


Do politicosdosuldabahia - Nos últimos dias os pacientes que se dirigem até o hospital de base estão sofrendo com a falta de médicos clínicos. De acordo com informações, dois médicos estão afastados temporariamente, e apenas um médico está prestando atendimento a população o que acarreta em um atraso nos atendimentos, deixando assim a emergência do Hospital super lotada.

De acordo com informações da direção do hospital, as providências já estão sendo tomadas para cobrir a falta desses profissionais médicos, onde haverá a contratualização de mais um médico clínico, e também será criado o “medico reserva”, que é pra quando um faltar, já ter outro disponível.

Ainda de acordo com informações, esse déficit de profissionais será resolvido o mais breve possível, pois já há médicos interessados, mas estão em processo de licitação para ocorrer a contratualização dos mesmos.

Direto de Canavieiras

Canavieiras recebe equipamentos doados pela Previdência Social
Prefeitura
A Prefeitura de Canavieiras recebeu nesta segunda-feira (18) três caminhões carregados com equipamentos de escritórios e materiais de expediente doados pela Superintendência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Bahia. A doação aconteceu após convênio firmado pelo prefeito Almir Melo com a Previdência Social, por maio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Os equipamentos recebidos são seminovos, alguns equipamentos poder ter avarias, mas serão recuperados pelos técnicos da Prefeitura de Canavieiras e colocados nas diversas unidades de serviços do Município. Fazem parte da doação, equipamentos e mobiliários (mesas de escritório, poltronas, cadeiras agrupadas, estantes, computadores, dentre outros).
Segundo o prefeito Almir Melo, os equipamentos terão como destinos, sobretudo, as diversas unidades das secretarias da Saúde e da Educação do Município. Explica o prefeito, que a doação desses equipamentos representa uma grande economia para as finanças públicas, principalmente neste primeiro ano de governo, devido às inúmeras dificuldades vividas pelo Município.
Outros convênios - No sentido de transpor os obstáculos, o prefeito Almir Melo tem mantido contato permanente com autoridades dos governos Federal e do Estado da Bahia, para firmar convênios e realizar obras e serviços em Canavieiras. Outras ações empreendidas pelo prefeito são a indicação de emendas ao Orçamento da União, a exemplo do que vem sendo feito pelo deputado federal Lúcio Vieira Lima.
Entre os convênios firmados com o Governo Federal estão a ampliação da urbanização do Projeto Orla, na Ilha da Atalaia, com recursos oriundos do Ministério do Turismo, já contratado junto à Caixa Econômica Federal. Também merecem destaque a reforma e construção de unidades habitacionais populares, através do Programa Minha Casa, Minha Vida.

CRIAÇÃO DE NOVO PARTIDO É JUSTA CAUSA PARA DESFILIAÇÃO

g


Do politicosdosuldabahia.com - Muita confusão casou uma entrevista concedida pelo ex-procurador regional eleitoral da Bahia, Sidney Madruga, na qual o mesmo afirmou, antes de deixar o cargo, que entrara com 59 ações de decretação de perda de cargo por infidelidade partidária, tendo como alvo a prefeita de Apuarema, os vice-prefeitos de Nilo Peçanha, Valença, Caetité e Nova Ibiá, além de 54 vereadores do interior baiano, isto por conta destes terem se desfiliado dos partidos nos quais foram eleitos para os cargos, sem apresentar nenhum dos critérios de justa causa previstos pelas normas eleitorais.

No entendimento do ex-procurador, “segundo a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral nº22.610/2007, toda desfiliação sem declaração de justa causa pode resultar na perda de cargo eletivo. Os acionados pela PRE-BA pediram desfiliação sem apresentar nenhum dos critérios definidos pela norma. Nenhum deles sequer solicitou ao TRE-BA o julgamento de justa causa para a desfiliação”.

O entendimento do ex-procurador seria respaldado por parecer emitido pela Procuradoria Geral da República, que, ao se manifestar em Ação proposta pelo PPS quando da criação do PSD (ação esta ainda sem julgamento), defendeu a perda de mandato em caso de mudança de partido.

Entretanto, esqueceu-se o ex-procurador de que, por conta do princípio da irretroatividade da Lei, que nos informa ser impossível a validação de ato que prejudique o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada, isto para que haja segurança jurídica, deve ser obrigatoriamente observada a faculdade existente no §1º do Art. 1º da Resolução TSE 22.610/07, que é norma ainda válida.

Assim, apenas em havendo sucesso na ação proposta pelo PPS, o que ainda não houve, somente a partir dali, não se retroagindo os seus efeitos, é que não mais se poderá trocar de partido quando da criação de uma nova agremiação, mas até lá, vale o contido na Resolução TSE 22.610/07, ou seja: que a incorporação ou fusão do partido, a criação de novo partido, a mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário ou grave discriminação pessoal são situações que possibilitam a mudança para outra agremiação sem a perda do mandato.

Ademais, não há necessidade de se solicitar ao TRE-BA o julgamento de “justa causa” para a desfiliação, quando o motivo é a filiação à uma nova agremiação recém-criada, se este ato ocorrer em até 30 dias após o registro no TSE (Consulta 755-35-DF), pois a criação da nova legenda já é motivo suficiente para respaldar a mudança.

Somente haverá a necessidade de se adentrar com “Ação de Justa Causa” quando houver a necessidade de se provar a mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário ou a grave discriminação pessoal, que necessitam ser muito bem comprovados, inexistindo necessidade de se provar à Justiça Eleitoral que houve a criação de uma nova agremiação, pois esta contou com a chancela daquela.

Entretanto, visando evitar que após filiado à nova agremiação, se alegue que houve dupla filiação, deve o cidadão tomar o cuidado de se desfiliar do antigo partido, comunicando este ato ao antigo partido e à Justiça Eleitoral, pois do contrário poderá ter ambos os registros cancelados.

Assim, como se vê da legislação em vigor, a criação de um novo partido político é uma “janela” que possibilita a troca de legendas, não havendo motivo de preocupação para aqueles que mudaram de partido, ante a criação de novas legendas, se estes obedeceram os prazos legais e realizaram as comunicações de praxe, pois respaldados estão na lei e no entendimento do TSE.

Allah Muniz de Góes é advogado municipalista. Especialista em Direito Eleitoral.

Juceb tem nova exigência para empresas

Desde a segunda-feira (18), a Junta Comercial da Bahia (Juceb) só recebe atos de constituição de matriz e filial, transferência de sede e alterações com o Pedido de Viabilidade, independentemente do município estar conveniado.
O Pedido de Viabilidade, emitido pela prefeitura, é o formulário com as informações necessárias para a abertura e alteração de empresas. É a prefeitura que verifica se o local está apto para exercer a atividade econômica.
O empresário ou contador pode obter mais informações no site da Juceb (www.juceb.ba.gov.br). A medida faz parte da implantação do Sistema de Registro Comercial Integrado (Regin).
Apesar de complicar, a Juceb alega que o novo sistema visa "desburocratizar o processo de abertura e alteração de empresas, centralizando na Junta a entrada de informações cadastrais da empresas nos diversos órgãos públicos".
Nos municípios que ainda não assinaram o convênio com a Juceb, as empresas vão ter dificuldade nos processos. Após o arquivamento do ato na Juceb, o usuário terá que procurar a prefeitura para completar o processo.
Só fazem parte do sistema Jequié, Porto Seguro, Jacobina, Serrinha, Luís Eduardo Magalhães, Paulo Afonso, Lauro de Freitas, Guanambi, Juazeiro, Alagoinhas, Itabuna, Feira de Santana e Bom Jesus da Lapa.
Ainda Correntina, São Francisco do Conde, Simões Filho e Santo Antonio de Jesus. Do - aregiao.com.br

 

VOU BATER O MARTELO... Mickey Mouse estreia em 1928 em 'Steamboat Willie', o primeiro desenho aminado sonoro Foto: ReproduçãoPONTO FINAL. (REDAÇÃO: O BOLSO DO ALFAIATE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário