É isso aí

É isso aí

terça-feira, 19 de novembro de 2013

alhos & bugalhos
Leitura do Dia

Católicos itajuipenses celebram Cristo Rei no próximo domingo

Serão realizadas no próximo domingo (24) as Celebrações em Louvor ao Cristo Rei e o encerramento do Ano da Fé. O Ano da Fé teve inicio  no mês outubro de 2012.
As celebrações serão coordenadas pelo pároco Padre Edson Hagge, e a programação terão inicio às 8 horas, com uma Caminhada da Fé que percorrerá as principais ruas da cidade e será encerrada com uma Missa Solene, às 10 horas, na Matriz do Sagrado Coração de Jesus.
Ano da Fé
Com a Carta Apostólica PORTA FIDEI – A porta da fé – de 11 de outubro de 2011, o Papa Bento XVI proclamou o ANO DA FÉ, que se estenderá de 10 de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2013. Ocasião próxima do ANO DA FÉ é a celebração dos 50 anos do início do Concílio Ecumênico do Vaticano II, anunciado e iniciado pelo Papa João XXIII.
O Concílio, intuição de João XXIII, foi muito além daquilo a que inicialmente se propôs: confirmar a fé católica e as verdades professadas na Igreja. Foi muito além porque significou, na verdade, uma profunda renovação da vida da Igreja, um novo Pentecostes: de uma Igreja piramidal, hierárquica, passou-se a uma Igreja comunhão; de um catolicismo vivenciado em muitas devoções, anunciou-se uma vida cristã fundamentada na Palavra de Deus e na Liturgia; de uma Igreja fechada em si mesma e em seus problemas, assumiu-se a Igreja como Povo de Deus, voltada para si e inserida na vida do mundo: tudo o que alegra e faz sofrer o mundo, alegra e faz sofrer a Igreja.
Evidente que tão grande transformação pastoral encontrou dificuldades na realidade concreta da vida eclesial. Uns queriam avançar para além do Concílio, outros queriam retroceder para O antes. Foi o Papa Paulo VI o timoneiro firme e sofrido que conduziu o Concílio a partir de sua segunda sessão e sua aplicação concreta.
As crises foram inevitáveis numa tão gigantesca transição, e parecia, para muitos, que tudo era relativo. Nesse contexto, o mesmo Paulo VI anunciou um ANO DA FÉ encerrado em 29 de junho de 1968 com a Profissão de Fé que recebeu o nome de Credo de Paulo VI mas que, na realidade, é o Credo do Povo de Deus.
·         Leia Carta apostólica PORTA FIDEI

ITABUNA: PACIENTE MORRE APÓS NEGLIGÊNCIA EM ATENDIMENTO NO HOSPITAL SÃO LUCAS
FACHADA HSL NOVA

Em Itabuna o Ministério Público deveria cobrar da Santa Casa de Misericórdia mais atenção com os pacientes. Nesta segunda-feira o paciente Antônio Fernando Macedo, não foi “aceito” pelo Hospital São Lucas e acabou morrendo.

O paciente é oriundo de Ibicaraí, mas o hospital alegou que o mesmo chegou ao hospital “sem o devido encaminhamento da regulação do município”.

Antônio Fernando estava com uma trombose, mas acabou morrendo na entrada do hospital.

Este é o padrão Eric Ettinger de excelência em saúde?

Eliana Calmon "desanca" o TJ da Bahia

A ministra do STJ, ex-corregedora do Conselho Nacional de Justiça, Eliana Calmon, escancarou os problemas do Tribunal de Justiça da Bahia em uma entrevista a uma rádio de Salvador.
Ela disse que "precisava falar na hora certa" e não deixou nenhum tema de lado. "O TJB se recusava sistematicamente a cumprir as ordens do CNJ", incluindo a ordem para abrir concurso para contratação de pessoal.
Eliana Calmon revelou a existência de mais de 40 comarcas sem juízes, "a situação de descalabro dos cartórios extrajudiciais e a tramitação de diversos processos contra juízes e desembargadores".
A ministra disse que alguns juízes e desembargadores ligados a ex-presidente Telma Brito serão julgados pelo CNJ, “tudo isso será apurado e virão novas punições”.
A parte mais forte foi quando disse que existe venda de sentenças na Bahia, "que é do conhecimento do Conselho, que está a apurar os desvios em buscas de provas consistentes".
E afirmou que a má justiça que se pratica na Bahia "é consequência da falta de gestão e de explicações que não são cabíveis, como alegar a falta de dinheiro. Assim sendo, o melhor é trancar o Tribunal de Justiça e jogar a chave fora”.

 

Oficina de Saúde à Distância é realizada em Canavieiras

 
A Secretaria Municipal de Saúde de Canavieiras promoveu quarta-feira (13), na sala de informática do Colégio Noécia Cavalcante, a primeira Oficina do Telessaúde. O objetivo do evento foi cadastrar e treinar os profissionais para o uso do Portal http://www.telessaudebrasil.org.br/, do Ministério da Saúde. Telessaúde significa Saúde à Distância e é a forma de promoção da saúde prestada através de tecnologias de telecomunicações bidirecionais através do uso de internet, redes de voz e vídeo e teleconferências.
Segundo a secretária municipal da Saúde, Roberta Barros, essa nova ferramenta irá contribuir para melhorar a qualidade de serviço da saúde por meio da qualificação continuada dos profissionais das equipes de Saúde da Família. O portal tem importância fundamental para agilizar soluções para problemas regionais, promover a inclusão digital das equipes de Saúde da Família e reduzir o custo da saúde pelo aumento das atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde
Segundo a coordenadora de Planejamento da Secretaria Municipal da Saúde de Canavieiras, enfermeira Leila Rocha, esse novo serviço disponibilizado pelo Ministério da Saúde tem, ainda, a finalidade reduzir a sensação de isolamento dos profissionais de Saúde da Família e ajudar na fixação dos médicos e demais profissionais de saúde nas áreas remotas.
As inscrições foram realizadas via internet e a oficina teve grande adesão dos profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica. A Coordenadoria de Planejamento da Saúde já agendou uma segunda oficina para aprimorar o uso do sistema e as atividades de Educação Continuada serão bastante intensificadas em 2014.

Mensalão tucano fica para início de 2014

O mensalão tucano poderá ser julgado ainda no primeiro semestre de 2014. Segundo apurou a Folha, essa é a expectativa no gabinete do ministro Luís Roberto Barroso, o relator do processo no STF (Supremo Tribunal Federal).Diretamente consultado, Barroso evitou comprometer-se com prazo. "Vou julgar o mais rápido que o devido processo legal permitir", disse.O mensalão tucano, segundo a descrição do Ministério Público Federal, foi um esquema de desvio de dinheiro de empresas públicas de Minas Gerais para financiar a reeleição do então governador Eduardo Azeredo (PSDB) na eleição de 1998.Apesar de os fatos descritos terem ocorrido antes, o caso só veio a tona depois da denúncia do mensalão petista (2005). Foi quando o nome do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza começou a ser citado como um dos operadores do esquema petista.Valério também seria um dos personagens centrais do suposto esquema mineiro.Segundo a acusação, duas estatais (Copasa e Comig) e um banco público (Bemge) repassaram, com aval de Azeredo, R$ 3,5 milhões em patrocínio a três eventos esportivos promovidos pela SMPB, uma das agências de Valério.

Veja – O ex-prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia teve os direitos políticos suspensos por oito anos, conforme decisão da Justiça divulgada nesta segunda-feira. Atual vereador pelo DEM, ele foi condenado por improbidade administrativa durante sua gestão e também deverá devolver 400.000 reais aos cofres públicos.
De acordo com a ação civil pública movida pelo Ministério Público do Estado (MPRJ), César Maia contratou 27 vezes e sem qualquer licitação o próprio cunhado, o advogado Paulo Eduardo de Araujo Saboya, para defendê-lo em questões judiciais.

VOU BATER O MARTELO... PONTO FINAL. (REDAÇÃO: O BOLSO DO ALFAIATE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário