alhos & bugalhos
PELA PRIMEIRA VEZ EM 490 ANOS, UMA MULHER ASSUME A PREFEITURA DE ILHÉUS
Em um momento histórico para o município de Ilhéus, a vice-prefeita Wanessa Gedeon assume interinamente o comando da Prefeitura, tornando-se a primeira mulher a governar a cidade em seus 490 anos de história.
A transição temporária de cargo ocorre enquanto o prefeito Valderico Junior cumpre uma agenda oficial na China, onde participa de uma missão estratégica com o objetivo de atrair investimentos e estabelecer parcerias que impulsionem o desenvolvimento econômico e social de Ilhéus.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito destacou a importância da viagem:
“Estou indo à China, em uma viagem oficial, a convite dos chineses, com o objetivo de apresentar Ilhéus como uma terra fértil, cheia de oportunidades e com um povo forte e trabalhador. Essa missão tem como propósito atrair investimentos que tragam benefícios diretos para nossa cidade e para o nosso povo.”
Valderico Junior também ressaltou a confiança na vice-prefeita:
“Viajo com tranquilidade, pois deixo Ilhéus em boas mãos. Nossa vice-prefeita é uma gestora competente, preparada e comprometida com o desenvolvimento do nosso município. Tenho certeza de que ela dará continuidade ao trabalho com responsabilidade e dedicação.”
“Jogue duro, minha co-prefeita. Até breve!”, concluiu.
A posse interina de Wanessa Gedeon representa não apenas um marco institucional, mas também um avanço simbólico na luta por mais representatividade feminina na política local. Comprometida com os desafios da gestão, a prefeita em exercício seguirá conduzindo os projetos e políticas públicas em andamento, com foco na melhoria da qualidade de vida da população ilheense.
Cacau ultrapassa US$ 11 mil por tonelada em meio a temores de oferta e queda na qualidade da safra
Na manhã desta quarta-feira (22), os mercados globais enfrentam forte pressão de venda, tanto nos produtos agrícolas quanto nos principais índices acionários da Europa e da Ásia. O destaque fica para o mercado de cacau, que segue com tendência de alta acentuada em meio à crescente incerteza sobre a oferta global.
O contrato futuro de cacau rompeu recentemente a marca de US$ 11.000 por tonelada, patamar não registrado desde 30 de janeiro. A escalada de preços é impulsionada pela atuação de investidores especulativos e, sobretudo, por preocupações com a oferta na Costa do Marfim, maior produtora mundial da commodity.
Apesar das informações recém-divulgadas no início da semana sobre chuvas abundantes na região, técnicos locais de climatologia afirmaram que os volumes registrados não foram suficientes para suprir a necessidade hídrica das lavouras. O clima seco persiste e continua sendo uma ameaça ao desenvolvimento tanto da safra intermediária quanto da safra principal futura.
Além disso, relatórios de mercado indicam que a qualidade dos grãos está em franco declínio, levando a um aumento nas rejeições nos portos e ao receio de que a escassez se intensifique. Embora os dados mais recentes mostrem que os envios de cacau aos portos somaram 1,58 milhão de toneladas no atual ano comercial (de 1º de outubro a 18 de maio) — um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior — o ritmo de crescimento desacelerou consideravelmente. Em dezembro, o avanço acumulado era de 35%.
Entre os dias 12 e 18 de maio, as chegadas semanais aos dois principais portos da Costa do Marfim caíram acentuadamente, resultado direto da maior quantidade de grãos recusados por baixa qualidade. Esse cenário elevou a aversão ao risco e fortaleceu o movimento de alta dos preços nos últimos dias.
Na sessão de ontem, o contrato de julho do cacau oscilou entre US$ 10.410 e US$ 10.949, encerrando o dia em US$ 10.719/tonelada, com queda de US$ 155. O volume negociado foi de 7.852 contratos, com um volume total de 20.697 contratos/tonelada (ctrs). O interesse em aberto manteve-se estável em 105.073 ctrs.
Nos Estados Unidos, os estoques certificados pela ICE registraram crescimento de 9.747 sacas, totalizando 2.165.175 sacas disponíveis.
No mercado cambial, o contrato futuro do real frente ao dólar, com vencimento para 31 de maio, está cotado a R$ 5,66 na bolsa CME, refletindo a volatilidade cambial que também impacta a precificação de commodities brasileiras no exterior.
A expectativa dos analistas é de que o mercado de cacau continue sensível às informações climáticas e logísticas na África Ocidental, mantendo o viés de alta enquanto não houver uma reversão no cenário de oferta restrita, baixa qualidade da produção e clima desfavorável. - Fonte: mercadodocacau
GOVERNADOR ANUNCIA NOVA PONTE SOBRE O JEQUITINHONHA COM ENTREGA PREVISTA EM UM ANO
O tráfego de caminhões sobre a ponte do Rio Jequitinhonha, localizada em Itabebi, na região da Costa do Descobrimento, não será mais permitido mesmo após a liberação da estrutura atualmente interditada. A informação foi confirmada pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), durante entrevista concedida à rádio BandNews Salvador nesta quinta-feira (22).
De acordo com o chefe do Executivo baiano, uma nova ponte será erguida ao lado da existente, com previsão de conclusão em até um ano. A decisão tem como objetivo garantir mais segurança e eficiência no tráfego da BR-101, especialmente no trecho que corta o Extremo Sul do estado.
Jerônimo também destacou os impactos causados pelos desvios emergenciais, que têm sobrecarregado estradas estaduais (BAs). Segundo ele, essas vias não foram projetadas para suportar o intenso fluxo de veículos pesados que normalmente utilizam a BR-101.
“A situação pegou todo mundo de surpresa, não deu tempo de preparar as alternativas. As estradas estaduais não têm a mesma capacidade de suporte que uma rodovia federal. O volume de cargas é alto demais para essas vias”, pontuou o governador à BandNews.
Ainda segundo Jerônimo, o problema na ponte é consequência direta da ausência de manutenção adequada ao longo dos anos, o que tornou inevitável a interrupção do tráfego no local.
Durante a entrevista, o governador relatou ter dialogado com o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), sobre a possibilidade de permitir, de forma provisória, a circulação de veículos leves, como ambulâncias, viaturas e até ônibus, na ponte atual, enquanto a nova estrutura não é concluída.
“O ministro nos informou que estão finalizando um estudo técnico para verificar até onde a ponte atual resiste. Se for seguro para passar apenas veículos menores, isso será permitido. Mas está decidido: caminhões não circularão mais por ali. A ponte não será demolida, e sim substituída funcionalmente por uma nova paralela”, finalizou Jerônimo.
Persona do Dia
Dia De
Coisas do Dia a Dia
Uma briga de meio século
A briga de Paulo Maluf com Mário Covas, em São Paulo, durou mais de meio século. Começou numa eleição para o diretório acadêmico da Escola Politécnica de Engenharia. Covas ganhou, mas firmou a convicção de que Maluf já usava e abusava do poder econômico: ele distribuiu canetas Parker 100 entre os eleitores.
Maluf sempre guardou os boletins escolares de ambos, só para mostrar que sempre foi melhor aluno que o adversário. E quando se recordava do assunto, sempre lembrava com bom humor: “Só faltou o Covas dizer que eu superfaturava os boletins...”
Charge do Dia
Priskas Eras
História
Em 1930, instalou-se uma subprefeitura no arraial de Pirangi, subordinada ao município de Ilhéus. O nome foi alterado em 1943 para Itajuípe, vocábulo tupi que significa rio das pedras. O município foi desmembrado em 1962 para formar o a cidade de Barro Preto.
Formação Administrativa
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Pirangi, figura no município de Ilhéus.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pelo Decreto-lei Estadual n.º 141, de 31-12-1943, confirmado pelo Decreto Estadual n.º 12978, de 01-06-1944, o distrito de Pirangi tomou a denominação de Itajuípe.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Itajuípe (ex-Pirangi), figura no município de Ilhéus.
Elevado à categoria de município com a denominação de Itajuípe, pela Lei Estadual n.º 507, de 12-12-1952, desmembrado de Ilhéus. Sede no antigo distrito de Itajuípe. Constituído de 3 distritos: Itajuípe e Barro Preto, ambos desmembrados de Ilhéus.
Pela Lei Estadual n.º 628, de 30-12-1953, o município de Itajuípe adquiriu do município de Ilhéus o distrito de Bandeira do Almada (ex-União Queimada), alterado pela mesma lei acima citada.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 3 distritos: Itajuípe, Bandeira do Almada e Barro Preto.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Pela Lei Estadual n.º 1678, de 17-04-1962, desmembra do município de Itajuípe o distrito de Barro Preto. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Itajuípe e Bandeira do Almada.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2015.
Fonte
Itajuípe (BA). Prefeitura. 2017. Disponível em: http://itajuipe.ba.gov.br. Acesso em: maio 2017.
Publicação simultânea: correioitajuipense.blogspot.com – academiaalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com (Tribuna do Almada é notícias). “Vou Afiar a Agulha e Bater o Martelo! Ponto final. *Redação o Bolso do Alfaiate”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário