É isso aí

É isso aí

terça-feira, 2 de setembro de 2025

COARACI: EX-GESTOR JADSON ALBANO É ALVO DE PROCESSOS POR DESVIO DE RECURSOS

 alhos & bugalhos

Itajuípe: Lei que "Dispõe sobre a destinação, aplicação e fiscalização dos recursos financeiros oriundos de precatórios judiciais decorrentes da complementação da União ao FUNDEF e FUNDEB no Município de Itajuípe é sancionada.


Após aprovação da Lei Municipal de nº. 1.153, de 29.08.2055, pela Câmara Municipal de Itajuípe, foi sancionada pela Administração Municipal.

A Lei dispõe sobre a destinação, aplicação e fiscalização dos recursos financeiros oriundos de precatórios judiciais decorrentes da complementação da União ao FUNDEF e FUNDEB no Município de Itajuípe, a serem distribuídos em conformidade com as diretrizes fixadas pela legislação que rege a aplicação dos recursos.

Entende-se por: precatórios do FUNDEF/FUNDEB: valores devidos pela União em decorrência de decisões judiciais transitadas em julgado relativas à complementação financeira não efetuada ou insuficiente aos fundos educacionais; profissionais do magistério: docentes e profissionais de apoio pedagógico em efetivo exercício nas redes públicas municipais durante o período objeto do precatório; manutenção e desenvolvimento do ensino: aplicação de recursos em ações previstas no art. 212 da Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

COARACI: EX-GESTOR JADSON ALBANO É ALVO DE PROCESSOS POR DESVIO DE RECURSOS


A prefeitura de Coaraci moveu diversas ações judiciais contra o ex-prefeito Jadson Albano Galvão e ex-secretários por uso irregular de verbas públicas. Os processos, que tramitam na justiça estadual e federal, somam centenas de milhares de reais em prejuízos ao erário e apontam graves indícios de improbidade administrativa e prejuízos expressivos aos cofres públicos.

As irregularidades envolvem recursos da assistência social, saúde e educação, incluindo:

– Cadastro indevido de servidores para receber cestas básicas;

– Transferências sem comprovação de destino;

– Pagamentos a empresas não contratadas;

– Falta de prestação de contas no Fundeb e no Siope;

– Desvio de valores destinados a obras e programas sociais.

Um dos casos mais graves aponta o desaparecimento de R$ 513 mil que deveriam ter sido usados na compra de uma unidade odontológica móvel. Outro processo trata da omissão que deixou o município inadimplente, impedindo-o de firmar convênios e receber repasses federais.

A atual gestão reforça que acompanhará os processos para garantir que os valores sejam devolvidos aos cofres municipais e aplicados corretamente em benefício da população. Do.: www.politicosdosuldabahia.com.br

ExpoCacau é sucesso de público e reúne 10 mil pessoas em sua primeira edição em Ilhéus

 


Entre os dias 26 e 28 de agosto, o Centro de Convenções de Ilhéus foi palco da ExpoCacau, feira agrícola inédita no setor, voltada exclusivamente para cacauicultura. Mais de 10 mil pessoas, em sua maioria produtores de cacau, estiveram no evento ao longo dos três dias. “A ExpoCacau superou todas as nossas expectativas de público, de expositores e de engajamento da cadeia para apoiar o desenvolvimento sustentável do setor”, diz Guilherme Salata, coordenador do CocoaAction Brasil, que concebeu e realizou a feira, juntamente com o Governo da Bahia.

Com proposta inovadora, a ExpoCacau reuniu no mesmo lugar: feira de negócios, com mais de 60 expositores; o 7º Fórum Anual do Cacau, voltado à disseminação de conhecimento técnico; o IV Encontro Nacional de Viveiristas de Cacau; a Aula do Projeto Cacau 500@ + Sustentável, além de cursos de Classificação de Amêndoas (ministrado pelo CIC), de Gestão da Propriedade Rural (Labor Rural), de Manejo Integrado de Pragas e Doenças (CEPLAC) e Formalização de Contratos no Meio Rural (SIT).

Ao passear pelos estandes, os visitantes puderam ver in loco equipamentos de irrigação, estufas agrícolas, tratores, triciclos, mudas e viveiros, ferramentas para manejo, soluções para quebra e processamento de cacau, ou seja, tudo o que há de mais avançado em tecnologias e maquinário para otimizar o trabalho na lavoura. Alguns espaços permitiam testar equipamentos e times de venda estavam disponíveis para esclarecer dúvidas e negociar. As empresas de insumos (fertilizantes e defensivos) também marcaram presença e apresentaram todas as vantagens de seus produtos para ajudar o cacauicultor a produzir mais e melhor. Além disso, o produtor teve acesso a serviços, como seguro rural, cooperativas e linhas de crédito agrícola.

Com entrada gratuita, a ExpoCacau atraiu caravanas de produtores da Bahia e Pará e cacauicultores de Espírito Santo, Minas Gerais e Rondônia. O evento só foi possível graças ao apoio de seus diversos patrocinadores, em especial Cargill, Módulo Rural e Prefeitura da Bahia (categoria Diamante) e Barry Callebaut, Yara, Banco do Nordeste, FAEB/SENAR, Gencau e Mars Wrigley (categoria Ouro).

A feira se encerrou ontem, quinta-feira 28 de agosto, e se estabelece, desde sua primeira edição, como um espaço de disseminação de tecnologias & conhecimento, impulsionamento de novos negócios e conexões entre produtores rurais, técnicos agrícolas, pesquisadores, cooperativas, empresas, entidades, instituições financeiras e representantes da indústria do cacau e chocolate.

Para os organizadores, o sucesso da ExpoCacau reforça a importância de um ambiente focado no desenvolvimento sustentável da cacauicultura, com boas práticas e inovação, e na valorização dos pequenos, médios e grandes produtores de cacau, de todo o Brasil. A 2ª edição da feira já está confirmada para agosto de 2026, no mesmo local, em Ilhéus (BA), com o desafio de ser um evento ainda maior, para impulsionar a produtividade e rentabilidade dos produtores, acelerar o acesso a novas tecnologias, e fortalecer o setor, com qualidade e sustentabilidade.


Carteira nacional do professor será entregue em outubro, anuncia MEC


O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta segunda-feira (1º) que 
a entrega da Carteira Nacional de Docente no Brasil (CNDB) ocorrerá a partir de outubro, mês em que é comemorado o Dia do Professor.

Camilo Santana comemorou a aprovação em regime de urgência, pela Câmara dos Deputados, no último dia 19, do Projeto de Lei (PL) 41/2025, que autoriza a criação do documento, com validade em todo o território nacional.

“Com a aprovação da Carteira Nacional de Docente no Brasil, o Congresso Nacional reconhece a profissão mais importante da nação, que forma os médicos, advogados e todos os outros profissionais do nosso país”, destacou o ministro, em vídeo publicado nas suas redes sociais.

O projeto de lei aguarda sanção presidencial e deve ser assinado em 15 de outubro, de acordo com Camilo Santana.

Vantagens

novo documento, emitido pelo Ministério da Educação (MEC), dará aos professores descontos em eventos culturais, como cinema, teatro e shows.

O ministro adiantou que cada profissional com a Carteira Nacional de Docente no Brasil terá acesso a um cartão de crédito vinculado à Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil, sem pagamento de anuidade.

“Vamos anunciar em outubro, que é o mês do professor, várias outras vantagens. Será a sanção da lei, a entrega das carteiras, para que a gente possa reconhecer a importância do papel do professor em um país, em uma nação.”

Camilo Santana destacou que a carteira dará ao professor o direito de aproveitar o desconto de 15%, exclusivo a esses profissionais, nas tarifas de diárias de hotéis, a partir da parceria firmada entre a pasta e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional).

Cadastro

A Carteira Nacional de Docente no Brasil é um documento de identificação destinado, exclusivamente, aos professores da educação pública e privada nas esferas federal, estadual e municipal.

Para a emissão da carteira, o professor deve preencher seu cadastro no site do Programa Mais Professores para o Brasil. Os interessados já podem usar a conta da plataforma Gov.br com Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha cadastrados.

O site do programa avisa que as informações serão verificadas por meio das bases de dados do governo federal, como os registrados na Receita Federal do Brasil, e do cadastro do Censo Escolar.

Ao se cadastrar, o professor deverá indicar o tipo de vínculo de docência, além do município e da unidade da federação onde atua.

O prazo de emissão da nova carteira dependerá da disponibilidade dessas informações.

Pelo projeto de lei aprovado no Congresso, os estados, o Distrito Federal e os municípios devem informar os dados necessários para a manutenção e a atualização da base de dados de profissionais da educação.

A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne açõesde valorizaçãoequalificação do magistério da educação básica,bem comode incentivo à docência no país.

Gás gratuito: tudo que você precisa saber sobre novo programa de Lula



Saiba quando o programa "Gás para Todos" será lançado pelo presidente

 

presidente Lula (PT) lançará na próxima quinta-feira, 4, o programa “Gás para Todos”, que distribuirá gás de cozinha gratuito para 15 milhões de famílias de baixa renda.

Os beneficiados com a nova iniciativa do governo federal serão contemplados de forma gradual, segundo afirmou o ministro da Casa Civil, Rui Costana manhã desta segunda, 1º.

Tudo sobre Política em primeira mão!

Toda a população que está no Cadúnico, que tem pelo menos duas pessoas da família cadastradas, vai ter acesso ao gás de cozinha”, disse o gestor público, em Feira de Santana, durante lançamento das obras do Minha Casa, Minha Vida.

A expectativa do governo Lula (PT) é que a meta seja atingida até o mês de março do ano que vem.

Entenda como será feito a distribuição de gás gratuito

Segundo Rui, a iniciativa funcionará da seguinte forma para os beneficiários do CadÚnico:

  • QRCode no celular;
  • QRCode no cartão.

Os botijões devem ser adquiridos por meio de uma qualquer revendedora cadastrada pela Caixa Econômica, que debitará o valor do produto.

Como funcionará?

  • Primeiro mês: governo Lula fará cadastrados das revendedoras;
  • Terceiro mês: cadastramento dos beneficiários, conforme disse Rui.

Quem terá direito?

Apenas famílias que recebem até meio salário mínimo por mês (R$ 759). Também é preciso estar inscrito no CadÚnico.

Como será realizado o pagamento?

O botijão será entregue por uma revendedora que esteja cadastrada no programa. Agora, o governo irá depositar o dinheiro diretamente ao revendedor.

Ao todo, serão pagos

  • seis botijões ao ano para famílias de três ou mais pessoas ou
  • quatro botijões ao ano para famílias de duas pessoas.

Hoje, o benefício é depositado como um adicional ao Bolsa Família, no valor de R$ 108 (preço médio do botijão no país).

Persona do Dia

 
O itajuipense Antônio Pires
O goleiro do século 

Dia De


Pensamento do Dia


Casos e Causos

A barata de sacristia

 


Professora Lara era uma franciscana de primeira estirpe, Caleb, um beato nato farejava momentos de fraqueza dos irmãos mais afoitos na demonstração de fé, principalmente quando era contestado na sua crença infinita em São Francisco ou no Apostolado da Oração.

Após ter passado por uma repreenda da professora Lara, ouviu calado, e no pensamento ele resmungou um dia você me paga.

Dito e feito, um certo dia estava professora entre um grupo de irmãs, se vangloriando do quanto era católica desde o nascimento.

Neste momento Caleb ia passando e ouvindo o comentário disparou: Também pudera a senhora é barata de sacristia e agora andando com essa bengala parecendo o cajado de Moisés, cuidado para não tropeçar na subida para o céu.

Assim, a professora desceu do salto, com todos impropérios e adjetivos do maligno.

Charge do Dia


Priskas Eras


Publicação simultânea: correioitajuipense.blogspot.com – academiaalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com (Tribuna do Almada é notícias).
 “Vou Afiar a Agulha e Bater o Martelo! Ponto final. *Redação o Bolso do Alfaiate”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário