É isso aí

É isso aí

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

alhos & bugalhos
Leitura do Dia

SELEÇÃO DE ITAJUÍPE VENÇE COARACÍ, AGORA VIRÁ VALENÇA

Itajuípe x Valenças
A Seleção de Itajuípe entro em campo valendo pela ultima rodada do grupo 10, manteve o favoritismo e ficou como o primeiro do grupo vencendo a já desclassificada Seleção de Coarací, no Humbertão.
Visivelmente a Seleçao de Coarací foi a campo com o intuito de retrancar o jogo sabendo que Itajuípe vinha para cima em busca da vitoria, e já desmotivados não foi o bastante para amolecer o jogo. O gramado muito prejudicado por conta das chuvas, atrapalhou o futebol das duas equipes, mesmo assim Itajuípe mostrou mais volume de jogo e começou a pressionar principalmente pela direita realizando jogadas de profundidade, enquanto a defesa coaraciense  não conseguia se encontrar.
Aos 23 do primeiro tempo após cobrança de escanteio pela esquerda do ataque itajuipense Rondinelli bem colocado dentro da grande área abriu o marcador. Após esse gol a equipe de coaraciense partiu para cima do arbitro Elias Rufino alegando que o jogador itajuipense entrou faltosamente no goleiro. Na confusão o goleiro da Seleção de Coaraci foi expulso, aos 48 min João Carijé ampliou o marcado para Itajuípe fazendo 2 x 0.


Na volta para o segundo tempo logo aos 3 min o artilheiro Kaká marcando o terceiro de Itajuípe e carimbado a passagem da equipe para a chamada fase mata-mata. Agora a equipe itajuipense terá pela frente a Seleção de Valença que neste domingo ganhou de 2 x 0 para Santo Antonio de Jesus. No proximo domingo Itajuípe vai a Valença enfrentar essa seleção no mata-mata a fase mais dura do Campeonato Intermunicipal.
NUMEROS DA PRIMEIRA FASE
1º lugar no grupo 10
Invicto na fase de grupos
6 jogos
4 vitórias e 2 empates
 15 gols pro e apenas 3 contra.  
77.78% de aproveitamento

Mãe Stella 
Na última quinta-feira (12), em Salvador, Mãe Stella de Oxóssi assumiu a cadeira 33 da Academia de Letras da Bahia (ALB), posto ocupado originalmente pelo poeta Castro Alves.
Stella de Azevedo dos Santos é a primeira mulher negra e mãe-de-santo a conquistar tal honraria – a primeira Ialorixá Imortal. Mãe Stella tem 88 anos, é graduada em enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e autora de 6 livros publicados. 
“Muitas pessoas lutaram para que eu pudesse ocupar esta cadeira. Entre elas. o patrono, que em vozes da África, clamou por nós. Se minha bisavó chegou ao Brasil presa a muitos outros negros africanos, hoje aqui me encontro acorrentada por um adorno que me une a todos os baianos, brasileiros e humanos. Letrados ou não letrados. O poeta dos escravos desejava ver todos os homens tratados com igualdade de condições. Por isso escreveu um dos mais conhecidos poemas da literatura brasileira, ‘O Navio Negreiro’”, refletiu Mãe Stella durante seu discurso de posse.  - Com informações do G1.

Ruy Barbosa é o maior baiano de todos os tempos

1
Marcos Dias - Justiça, poesia e imaginação têm um  sentido valoroso para os baianos. É o que se constata pela opinião de um júri convocado pelo A TARDE para escolher "O Maior Baiano de Todos os Tempos". No total,  214 pessoas de diversas áreas indicaram como potenciais concorrentes ao título 122 personalidades. Assim,  virtudes como caridade, inteligência, educação, talento e competência também revelaram-se como qualidades atemporais. E sempre desejáveis. Agora, a votação vai para a internet e o leitor poderá fazer a sua escolha entre os 10 primeiros colocados.
Para um Estado que produziu e produz tantas figuras ilustres, cabe sempre a pergunta: qual o maior baiano de todos os tempos? A TARDE fez esse questionamento a um seleto grupo de notáveis dos meios intelectual, político, empresarial e cultural e o escolhido foi o jurista e político Ruy Barbosa (1849-1923).
Foi pedido aos votantes (214, veja lista abaixo) que apontassem três nomes, de qualquer área de atuação, em ordem decrescente. No total, 122 personalidades foram citadas.
Para a feitura do ranking, foi atribuído peso aos votos. Citados em primeiro lugar ganharam três pontos. Em segundo, dois. Em terceiro, um. Na soma, houve empate entre Ruy Barbosa e Castro Alves: 166 pontos para cada um.
Barbosa ficou na frente por ter sido mencionado mais vezes em primeiro lugar: 41 contra 28 do poeta. Em terceiro, aparece Jorge Amado (153 pontos).
"Duelistas" na enquete, em vida Ruy Barbosa e Castro Alves foram muito amigos. No dia 6 de julho de 1881, por ocasião dos 10 anos da morte do poeta, o jurista proferiu no Teatro São João, em Salvador, o Elogio a Castro Alves, em que diz: "A alma da sua poesia é a aspiração culminante do País".
E foi além, como era de sua índole: "Doa, como doer aos dissecadores de gênios, o nome dele há de ligar-se indelevelmente a uma das fases mais decisivas da história nacional, e a sua poesia é bela dessa beleza indefinível, ante a qual a alma não enumera, não esquadrinha, não argumenta: comove-se, quando não ajoelha".
Águia de Haia -  A colossal influência de Ruy Barbosa foi destacada por personalidades de todos os campos. Além de advogado, ele foi jornalista, deputado, senador, ministro, diplomata, sócio-fundador da Academia Brasileira de Letras e seu segundo presidente.
Foi abolicionista e lutou pela República, da qual foi o primeiro ministro da Fazenda. Foi também coautor da primeira constituição republicana do País.
Orador admirado, ganhou o apelido de Águia de Haia após discurso na 2ª Conferência de Paz, em Haia, na Holanda, em 1907, quando defendeu a igualdade entre as nações.
Entre os que o colocaram no primeiro lugar, estão o presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz; a Ministra do Superior Tribunal da Justiça do Brasil, Eliana Calmon; o deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA), o Ministro-chefe da Controladoria Geral da União, Jorge Hage Sobrinho; o ex-governador Roberto Santos; o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ); o presidente da Academia de Letras da Bahia, Aramis Ribeiro Costa e a etnolinguista Yêda Pessoa de Castro, entre outros.
De certa forma, o terceiro colocado, o escritor Jorge Amado, anteviu o imaginário revelado nesta pesquisa, em relação a Ruy Barbosa e Castro Alves, ainda em 1944, quando publicou o "guia de ruas e mistérios" Bahia de Todos-os-Santos.
"Essas duas figuras do seu passado e tudo que elas representaram dominam a mentalidade da Bahia: o poeta libertário Castro Alves e o tribuno liberal Ruy Barbosa", escreveu o romancista, morto há 12 anos e que, como os demais, continua revelando sua influência e grandeza.

Confiança no rádio supera outras mídias

Orlando Cardoso
População confia mais no rádio que em outros meios de comunicação, segundo a 10ª Pesquisa ABA/Top Brands, realizada pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) em parceria com TopBrands Consultoria de Branding, onde foram destacadas as marcas mais lembradas pelos consumidores. Nesta mesma pesquisa, o rádio foi apontado como veículo de comunicação com maior credibilidade entre os pesquisados. A avaliação mostra o grau de confiança na categoria como um todo, independente de marca, mas que de certa forma reflete a confiança nas marcas. Ela mostra a posição de destaque que o rádio ocupa entre os meios de comunicação, assim como a posição um tanto desconfortável de operadoras de telefonia móvel e de DDD. Nesta edição, os portais de internet superaram as emissoras de TV, que caíram para a terceira posição entre os veículos.
Nadson Monteiro
A pesquisa apontou que 86% dos entrevistados confiam no rádio. A TV aberta está empatada na segunda posição com os Portais de Internet, com 82%. Em seguida estão jornal 81% e revistas com 80%. O questionamento feito é se a pessoa confia ou não em determinado setor. O setor de telefonia foi o que teve o menor grau de confiança. As operadora de telefonia móvel ficaram com 73% e as de telefonia fixa DDD com 71%. A pesquisa foi realizada em São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Brasília, com uma amostra de 2020 entrevistados, divididos em cotas por sexo, idade e classe social.
Hélio Fonseca
Foram avaliadas 15 categorias de produtos e serviços. As categorias foram automóvel (por fabricante e modelo), bancos, cartões de crédito, televisores, telefonia fixa, telefonia móvel, planos de saúde, supermercados, medicamentos genéricos, analgésicos, emissora de TV, emissora de rádio, jornais, revistas e portal de internet. Além de avaliar a lembrança de marca, o estudo aborda confiança, satisfação e intenção de recompra. “Isto permite uma análise mais profunda da real força das marcas nestas categorias, indo além da simples leitura de Top of Mind”, afirma Marcos Machado, sócio da TopBrands. - www2.uol.com.br/aregiao

Jornalista é a quarta pior profissão do Brasil, diz pesquisa

Estudo realizado pelo site Adzuna.com, de busca de empregos, gerou lista com dez melhores e piores empregos no Brasil. A pesquisa, divulgada pela Folha de S. Paulo, foi baseada em vagas anunciadas na página. Motoristas de ônibus e entregadores encabeçam o ranking dos piores trabalhos, seguidos por assistentes de cozinha e jornalistas. Segundo o site, os profissionais lidam com longas e cansativas jornadas de trabalho, baixo potencial de aumento de salário e prazos apertados. A análise contemplou mais de 2.000 profissões. A partir de critérios como demanda de mercado, ambiente de trabalho, potencial financeiro, competitividade, cada uma delas recebeu uma pontuação. Engenheiros, profissionais de TI , cirurgiões e advogados estão na lista das melhores profissões. De acordo com o estudo, essas profissões dispõem de mais segurança no trabalho e maiores faixas salariais, além da expectativa de bom desenvolvimento de carreira.  (Comunique-se).
VOU BATER O MARTELO...PONTO FINAL. (REDAÇÃO: O BOLSO DO ALFAIATE)


Nenhum comentário:

Postar um comentário