É isso aí

É isso aí

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

alhos & bugalhos
Leolina Andrade
A Diretoria da Escola Municipal Leolina Nazaré de Andrade, receberam a  visita da secretária de Educação de São José da Vitória, técnicas de governo e o prefeito. Eles vieram conhecer o Programa Mais Educação que é desenvolvido na escola desde o mês de março do ano em curso.
Na oportunidade foi fornecido todas as informações sobre a implantação do programa, a organização das turmas e oficinas, materiais, cadastramento de monitores e os formulários necessários, em seguida eles visitaram as oficinas do dia, a equipe visitante também conheceu o cardápio que é servido na escola e participaram do  almoço.
Ao termino da vista todos relataram que estavam satisfeitos com as informações colhidas, e externaram o desejo de iniciar o trabalho no município de São José com a mesma garra, entusiasmo e responsabilidade. Dados de Celidalva Gonzaga – no facebook
Regulamento
A Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou, nesta terça-feira (17), uma alteração no Regulamento do Campeonato Intermunicipal 2013. A modificação foi publicada na RDI-08/13.

A mudança diz respeito ao Parágrafo 1º do Artigo 8º, que foi reescrito pela entidade. Com a nova redação, a partir da segunda fase, que será iniciada no próximo domingo (22), quando duas Seleções chegarem a uma decisão de vaga com a mesma colocação na fase anterior, a que tiver a melhor campanha terá a única vantagem de realizar o último jogo (de volta) em seu mando de campo. Já se ocorrer a igualdade de resultados nos dois confrontos (ida e volta), a vaga será decidida nas cobranças de pênaltis.

Na antiga redação, o Parágrafo primeiro do Artigo 8º determinava à Seleção de melhor campanha, além do direito de decidir em casa, a vantagem de jogar por dois resultados iguais, o que foi extinto pela RDI. Na segunda fase, a alteração já será aplicada nos grupos de nº 21, 26, 29, 32, 35 e 38. De Tadeu Alves (via Facebook)

Ufesba instala Conselho na sexta-feira

O ministro da Educação, Aloísio Mercadante, e o governador da Bahia, Jaques Wagner, participam na próxima sexta-feira, 20, da cerimônia de instalação do Conselho Universitário da Universidade Federal do Sul da Bahia.
A cerimônia está prevista para às 15 horas, no campus Jorge Amado, em Ferradas, Itabuna. Além do ministro e do governador, o evento contará com a reitora da Ufba, Dora Leal Rosa, prefeitos e deputados do sul da Bahia.
A Ufesba terá sede e campus em Itabuna e campi em Teixeira de Freitas e Porto Seguro. A instituição contará ainda com colégios universitários no sul e extremo sul.
A universidade iniciará as suas atividades no próximo ano e, quando chegar à plena implantação, prevista para 2020, gerará 10.800 vagas nos cursos de graduação, mestrado e doutorado.
Canavieiras amplia beneficiários do Benefício de Prestação Continuada

O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, tem mantido contato com os governos Federal e do Estado com a finalidade de ampliar os programas de benefícios sociais, bem como a quantidade dos já existentes. Através de ações envidadas pelo governo municipal, por meio da Secretaria do Bem-Estar Social, já foram ampliados o número de beneficiários do Programa Bolsa Família, dentre outras prestações assistenciais.
Segundo o secretário interino do Bem-Estar Social, Demóstenes Chachá, foi realizado um mutirão abrangendo a sede do Município, distritos e povoados, com o objetivo de atualizar o CADÚnico, que contempla os beneficiários dos programas federais. No entender do secretário, esse diagnóstico permitiu a ampliação do número de famílias beneficiadas com os programas em funcionamento e os que serão implantados.
BPC – Um dos objetivos da Secretaria do Bem-Estar Social é ampliar o índice de pessoas contempladas pelo programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Assistência Social. O BPC é um benefício da Política de Assistência Social, que integra a Proteção Social Básica no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e para acessá-lo não é necessário ter contribuído com a Previdência Social.
Benefício individual, não vitalício e intransferível, O BPC assegura a transferência mensal de um salário mínimo ao idoso, com 65 anos ou mais, e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, com impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
Para ter direito ao benefício, a pessoa deve comprovar não possuir meios de garantir o próprio sustento, nem tê-lo provido por sua família. A renda mensal familiar per capita deve ser inferior a um quarto do salário mínimo vigente. O cidadão deverá procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Secretaria do Bem-Estar Social para receber as informações sobre o BPC e os apoios necessários para requerê-lo.  

3 milhões de baianos sofrem com a crise do cacau, estima parlamentar baiano

“Mais de três milhões de baianos sofrem as consequências diretas da crise da lavoura cacaueira, que já dura mais de duas décadas. São anos de endividamento na luta contra a vassoura de bruxa, perda de terras para os bancos, êxodo rural de milhares de famílias, desemprego em massa, desmatamento da Mata Atlântica, e aumento da violência urbana. Isso precisa acabar. Após as quatro audiências públicas que realizamos na região – em Itabuna, Ubatã, Apuarema e Ubaitaba – é visível que os cacauicultores estão dispostos a marchar até Brasília para exigir a anistia das dívidas. Precisamos recuperar essa lavoura tão importante para a Bahia e o Brasil”. A afirmação é do coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Lavoura Cacaueira, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que realizou audiências públicas em Apuarema e Ubaitaba para discutir a Política de Preço Mínimo do cacau. As atividades aconteceram na Câmara Municipal de Apuarema e na sede do Rotary Club de Ubaitaba, e contaram com palestra do economista Wellington Duarte da Ceplac. A ausência de representação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), órgão ligado ao Ministério da Agricultura responsável pela execução da Política de Preço Mínimo, bem como o preço mínimo atual de R$ 75 para a arroba da amêndoa de cacau, foram duramente criticados pelos cacauicultores.
Eduardo Campos avisa a Lula que PSB entregará cargos
O governador de Pernambuco e potencial candidato à Presidência pelo PSB, Eduardo Campos, comunicou nesta terça-feira (17) ao ex-presidente Lula que o partido entregará os cargos que ocupa no primeiro e nos demais escalões do governo Dilma Rousseff.
A decisão será formalizada em carta a ser aprovada pela Executiva Nacional do partido na manhã de quarta-feira. Eduardo Campos espera ter audiência com Dilma ainda na quarta para entregar pessoalmente a carta a ela.
Na conversa telefônica com Lula, Campos explicou as circunstâncias que levavam o partido a precipitar sua saída do governo. O ex-presidente disse que entendia, mas pediu que mantenham a relação e o diálogo.
Na reunião prévia que decidiu pelo desembarque do governo, líderes pessebistas se queixaram de ser submetidos a ''constrangimentos'' da parte do PT e do PMDB, principais partidos da aliança dilmista.
Embora seja o sinal mais claro até aqui de que Eduardo Campos deve disputar a Presidência, o desembarque do PSB do governo não implica em rompimento com Dilma. O partido deverá continuar votando a favor do governo no Congresso.

 "O inominável cerco a Minerva"

Por fastio, impaciência, instinto novidadeiro ou mero oportunismo, nossa imprensa gostaria de encerrar imediatamente a AP 470, o Caso do Mensalão, de preferência colocando alguns culpados no xilindró, ainda que por dias. A imprensa cria tensões que não consegue manter, sobretudo quando não dispõe de suficientes recursos, expertise ou maturidade.

É preocupante o desapontamento de grande parte da veiculação que se ocupa de política com o empate de 5 a 5 na decisão do Supremo Tribunal Federal sobre os embargos infringentes, mesmo que o voto de Minerva seja proferido por um magistrado louvado pela temperança e prudência. A deusa da sabedoria só é cultuada quando serve aos impulsivos.

A pressão exercida pela mídia sobre o decano dos ministros, Celso de Mello, para evitar o recomeço do julgamento, além de inédita e descabida revela encarniçamento e ferocidade inaceitáveis numa sociedade minimamente civilizada.

O ministro não fez suspense, ofereceu todas as pistas para evitar surpresas, revelou inclusive que o seu voto estava pronto desde a sessão em que ocorreu o empate (quinta-feira, 12/9). Permitiu igualmente que o colega Ricardo Lewandowski citasse em plenário uma opção anterior em favor dos embargos infringentes.

Estímulo à insensatez

Poucos deram atenção à condenação dos réus do mensalão pelo ministro-desempatador logo no início dos trabalhos, em 2012. Foi uma das mais arrasadoras e veementes manifestações em plenário. E mesmo assim jornais e jornalistas não souberam respeitar o seu livre-arbítrio ou o que antigamente se designava como liberdade espiritual.

Os valores simplistas e primários destilados pelos telefolhetins na mentalidade brasileira não admitem que um magistrado convencido da culpabilidade dos réus lhes ofereça todas as oportunidades para se defender.

O incessante e pertinaz resmungar da mídia chegou ao quintal – as redes sociais –, que logo começaram a articular manifestações na hora do julgamento diante da sede da suprema corte, na Praça dos Três Poderes.

A imprensa é absolutamente livre para convocar cruzadas, opinar, reclamar, cobrar e denunciar órgãos públicos, autoridades, empresas ou cidadãos. Mas uma imprensa que não sabe respeitar a consciência de um magistrado favorece a inconsciência e a insensatez.

Favorece os equívocos."
RÁDIOS COMUNITÁRIAS PODERÃO TER PUBLICIDADE E RECEBER INCENTIVO CULTURAL
  104 FM Itajuípe será beneficiada

As rádios comunitárias poderão ser beneficiadas pela Lei de Incentivo à Cultura. A medida é prevista em projeto de lei do Senado, que será analisado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), nessa terça-feira (17). Pelo projeto, do senador Paulo Paim (PT-RS), a única condição para o incentivo é que 80% da programação seja de caráter cultural.

O autor argumenta que uma das maneiras de resolver a situação do financiamento das rádios é a inclusão dessas emissoras na Lei de Incentivo à Cultura. 

A CAE também vai examinar o projeto do senador licenciado Marcelo Crivella (PRB-RJ), que propõe que as rádios comunitárias transmitam propaganda e publicidade comerciais, desde que restritas aos estabelecimentos das comunidades atendidas e com dez minutos diários.

Segundo o senador, a legislação é extremamente rigorosa com as rádios comunitárias. Ele acredita que este é o motivo pelo qual apenas 3.000 das 15.000 rádios existentes, estejam em situação legal. Agência Senado


VOU BATER O MARTELO... PONTO FINAL. (REDAÇÃO: O BOLSO DO ALFAIATE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário