É isso aí

É isso aí

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

alhos & bugalhos
Leitura do Dia

Aula Pública da Universidade Federal do Sul da Bahia em Itajuipe
Acontecerá hoje, às 19 horas, no Salão Paroquial da Matriz do Sagrado Coração de Jesus, a Aula Pública da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA ou UFESBA).
A aula terá a participação do reitor, Naomar Almeida, que apresentará a metodologia usada pela UFSBA, bem como a implantação Colégio Universitário em Itajuípe.
A reunião, que vai contar com a presença da prefeita Gilka Badaró, também contará ensino superior.
A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFESBA,1 UFSBA2 3 ou UFSB4 ) é uma instituição de ensino superior pública criada pela lei nº 12.818 de 5 de junho de 20131 a ser implantada no segundo semestre de 2014,4 mas que teve seu anúncio formalizado pelo Governo Federal em agosto de 2011.5 Sua reitoria (sede) será instalada na cidade de Itabuna (campus Jorge Amado), com mais dois campi em Teixeira de Freitas (campus Paulo Freire) e Porto Seguro (campusSosígenes Costa).4 6 A UFSB vai atender a um público de nove mil alunos matriculados por ano atingindo 18 mil vagas até 2020, em sua plena implantação.4
O plano, prevê que em Itabuna serão instaladas os Centros de Formação em Ciências, Tecnologias e Inovação, em Comunicação e Artes e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências; em Porto Seguro, as Centros de Formação em Ciências Humanas e Sociais, em Ciências Ambientais e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências; e em Teixeira de Freitas, a Saúde, entre eles, o de Medicina, e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências.4
O projeto apresentado e aprovado pelo Senado, no dia 8 de maio de 2013 e sancionada pela Presidente Dilma Rouseff no dia 5 de junho de 2013, oferecerá 10.800 vagas em 71 cursos para diferentes modalidades: Bacharelados Interdisciplinares (BI), com acesso via Enem/Sisu ou via rede de Colégios Universitários (Cuni), Licenciaturas Interdisciplinares (LI), Cursos de Graduação Profissionalizante Plena (CPL), Cursos Superiores Tecnológicos (CST), Cursos de Formação Sequencial Universitária (CFSU), Residências, Mestrados e Doutorados, com parcerias com IFBA, IFBaiano, SEBRAE e outros órgãos do Sistema.
Jorge Solla: Governo do Estado vai resolver crise do HML
O secretário de Saúde do Estado, Dr. Jorge Solla, assegurou ontem (15), a prefeita Gilka Badaró e ao vice-prefeito Antonio Jorge, que o governo do Estado, resolverá em definitivo a atual situação do Hospital Dr. Montival Lucas, enfatizando ainda que algumas  ações já foram engendradas junto a Caixa Econômica Federal no intuito de resolver a crise.
A prefeita Gilka Badaró e o vice-prefeito Antonio Jorge, sensíveis ao problema do hospital de Itajuípe, não tem medido esforços junto ao governo do Estado, para restabelecer o atendimento normal da unidade hospitalar de Itajuípe.
O encontro aconteceu durante a abertura da Oficina de Articulação do Sistema de Pactuação de Indicadores (SISPacto) e Programação das Ações de Vigilância em Saúde (ProgVS) da Macrorregião Sul (Itabuna), onde o  secretário de Saúde do Estado da Bahia, esteve presente. (Com dados e fotos do formador-de-opiniao.blogspot.com)

Pesquisa Vox Populi mostra que Dilma venceria todos adversários no 1º turno das eleições

 
Pesquisa do Instituto Vox Populi encomendada pela Rede Record sobre a eleição presidencial do ano que vem mostra que presidente Dilma Rousseff venceria todos os adversários no primeiro turno. Segundo o levantamento, a presidente venceria também nas simulações de segundo turno. No primeiro cenário da disputa,  Dilma teria 43% dos votos, contra 20% de Aécio Neves como candidato do PSDB e 10% do candidato do PSB Eduardo Campos. Brancos e nulos somaram 18% e 9% dos entrevistados não souberam responder. Em outro cenário, com José Serra como candidato do PSDB, a presidente Dilma teria 42% dos votos. Serra, 21%  e Campos 12%. Brancos e nulos foram 17% e 8% não souberam responder. Na hipótese de Marina Silva sair candidata do PSB, a presidente Dilma teria 41%, Marina 23%, Aécio Neves 17%, brancos e nulos, 13% e 6% não responderam. Com Marina e Serra, o resultado seria: Dilma 41% dos votos, Marina 21%  e o tucano, 19%. Brancos e nulos somariam 13% e 6% não responderam. O Vox Populi traçou cenários hipotéticos de segundo turno. Numa disputa entre Dilma Rousseff e Aécio Neves, a candidata do PT venceria com 47% dos votos contra 27%. Com José Serra, Dilma também alcançaria os mesmos 47% contra 27% do tucano. Se o segundo turno fosse entre Dilma Rousseff e Marina Silva, a candidata do PT teria 46% e Marina, 31%. E numa disputa com Eduardo Campos, a presidente Dilma também venceria: 48% contra 23%. A pesquisa foi feita de casa em casa, e não abordando eleitores na rua. A menos de um ano das eleições, o percentual de eleitores que ainda não tem o voto definido varia de 19% a 27%. É o total de votos em branco, nulos e de pessoas que disseram ainda não ter candidato. Ou seja: em média, de cada cinco eleitores um ainda não decidiu em quem vai votar.

Projeto contempla urbanização da orla canavieirense
 
O projeto da primeira etapa da urbanização da Orla da Ilha da Atalaia, em Canavieiras, foi entregue na tarde de segunda-feira (14), pelo prefeito Almir Melo, na Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal, em Itabuna, a Marcus Vinícius Nascimento e Antônio Francisco Almeida. Esta etapa do projeto abrange dois trechos da Praia da Costa, compreendendo trechos das avenidas Beira-Mar (um quilômetro) e Tucunaré (dois quilômetros).
A urbanização da Orla terá um custo de R$ 3 milhões, oriundos do Ministério do Turismo, com contrapartida do Município. Informa o secretário de Obras e Transportes, Almir Melo Júnior, que serão executados os serviços de infraestrutura de pavimentação com blokret intertravado, além de construídos passeios e ciclovias ao longo dos trechos das avenidas contemplados com o projeto.
Na opinião do prefeito Almir Melo, o investimento a ser realizado na orla canavieirense proporcionará melhorias para a economia da cidade, ampliando os postos de trabalho para toda a cadeia produtiva do turismo. Com a urbanização, também serão implantados novos equipamentos turísticos, a exemplo de pousadas, restaurantes e cabanas de praias, ao longo dos trechos beneficiados.
A nova orla também trará benefícios para a população, principalmente para os que costumam utilizar aquela área da cidade para a prática de atividades físicas, como o ciclismo e o jogging. “Nossa orla é um local privilegiado e a cada dia cresce sua utilização pelos moradores e pelos turistas que procuram nossa cidade para o seu lazer”, comenta o prefeito Almir Melo.
Turismo em alta – Canavieiras é uma cidade com riquíssimo potencial turístico com destaque para a beleza de suas praias, seus ricos manguezais, monumentos históricos, entre eles a arquitetura do seu casario. Entre os eventos turísticos tradicionais estão a Festa Nacional do Caranguejo, a Pesca Internacional do Marlin Azul, e a riqueza da biodiversidade, sendo um dos berços de uma árvore da espécie Buchenavia hoehneana, árvore brasileira extremamente rara, nativa da Mata Atlântica e só encontrada nos estados da Bahia (Belmonte e Canavieiras), Rio de Janeiro e São Paulo (Parque do Itatiaia).

TCM alerta Prefeituras e Câmaras sobre transparência dos recursos públicos
 
O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Conselheiro Paulo Maracajá Pereira, encaminhou ofício aos prefeitos e presidentes das Câmaras dos 417 municípios baianos informando da necessidade imperiosa de atender à legislação federal, no sentido de disponibilizar o endereço eletrônico das entidades municipais, que permitirá transparência, controle e fiscalização dos recursos públicos pela população em geral.
A medida do TCM visa acompanhar o cumprimento do disposto nos arts. 48 e 48-A da Lei de Responsabilidade Fiscal, bem como o que determina o Decreto Federal nº 7.185/2010, sobre a acessibilidade do cidadão à utilização dos recursos públicos pelos gestores públicos. Prefeitos e presidentes de Câmara têm o prazo de 10 (dez) dias a contar da data do recebimento do ofício.

Agressões a jornalistas cresceram 166% nos últimos 12 meses, aponta Abert

Agência Brasil  – O número de agressões a jornalistas e de vandalismo a veículos pertencentes a empresas de comunicação mais do que dobrou nos últimos 12 meses no Brasil. Desde outubro do ano passado, foram registradas 136 violações contra a imprensa, contra 51 casos entre outubro de 2011 e outubro de 2012, com crescimento de aproximadamente 166,6%. Os dados fazem parte do Relatório para a Liberdade de Imprensa 2012-2013, lançado pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) durante a 43ª Assembleia Geral da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), que começou ontem (14) e prossegue até amanhã, no Rio de Janeiro. O documento informa ainda que, nos últimos 12 meses, cinco jornalistas foram assassinados no país.
O presidente da Abert, Daniel Slaviero, ressaltou que os casos de agressão a jornalistas se acentuaram desde a eclosão dos protestos no país e vieram tanto dos manifestantes quanto da polícia. “O aumento exponencial está atrelado aos protestos que começaram a partir de junho. As agressões vieram de ambos os lados. De uma minoria que se misturou a uma multidão pacífica que estava protestando e começou a depredar bens públicos e privados e atingir os veículos e profissionais de imprensa. Mas também veio da repressão policial, o que nos obriga a uma reflexão sobre o Estado como garantidor de uma das principais liberdades e um dos pilares da democracia brasileira.”
O jornalista considerou que os números indicam retrocesso na liberdade de imprensa no país. “No ano passado, foram 51 violações, entre agressões, intimidações e atos de vandalismo. Este ano, foram 136, sendo que quase 90 ocorreram de junho para cá. Só no dia 7 de setembro, foram mais de 20 notificações no Brasil inteiro, de agressões contra profissionais e veículos de comunicação. Mais do que dobrou o número de violações. Isto mostra que 2013 será marcado pelo regresso da liberdade de expressão em nosso país”, declarou Slaviero.
Para o presidente da Abert, o relatório mostra que é preciso manter a vigilância e a defesa da liberdade de expressão, mesmo em tempos democráticos. “Temos dois fatos importantes no relatório. Primeiro, o crescimento explosivo das violações contra jornalistas e empresas de comunicação, seja por agressões, intimidações ou atos de vandalismo contra veículos e infraestrutura dessas emissoras. E, segundo, isso mostra que, no ano em que completamos 25 anos da Constituição, a liberdade de expressão ainda é um bem em consolidação em nosso país. Na medida em que o trabalho da imprensa tem sofrido restrições e ela deixa de informar à população, quem mais perde é a sociedade brasileira". A íntegra do relatório pode ser acessada na página da Abert.

VOU BATER O MARTELO... PONTO FINAL. (REDAÇÃO: O BOLSO DO ALFAIATE)





Nenhum comentário:

Postar um comentário