É isso aí

É isso aí

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

alhos & bugalhos
Leitura do Dia

Vereador Taffarel adere ao Partido “Solidariedade”
 
O vereador Orlandy “Taffarel” Almeida, eleito pelo PDT na eleição municipal do ano passado, confirmou na sessão ordinária da Câmara Municipal de Itajuípe, realizada na última quinta-feira (17) que deixou o PDT e ingressou no “Solidariedade”, recentemente criado.
A legislação eleitoral estabelece como única condição para deixar um partido, sem perder o mandato, é sua adesão a um novo partido, condição que foi cumprida no caso em tela.
Taffarel após ser intimidado pelo ex-lider  político, Paulo Martinho e pela executiva do PDT, que realizou uma reunião, com o intuito de  manipular o vereador em suas atuações no plenário da câmara, o vereador optou pela mudança partidária, e agora vai atuar com independência apoiando a administração da prefeita Gilka Badaró. (Foto - itajuipeonline)

ENEM 2013 em Itajuípe

FIQUE ATENTO

Aqui em Itajuípe, devido ao horário de verão, os portões de acesso serão abertos às 11h e fechados às 12h.

Recomenda-se que todos os participantes compareçam ao local de realização das provas até as 11h.

Como são as provas

O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação. Confira os dias das provas:
Dia 26/10/2013 (1º dia): Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 4h30.
Dia 27/10/2013 (2º dia): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 5h30.

DOCUMENTOS VÁLIDOS

Para realizar as provas do Enem é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. Documentos aceitos:
- Carteira de identidade (RG), emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;
- Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que, por lei, tenham validade como documento de identificação;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitida após 27 de janeiro de 1997;
- Certificado de Dispensa de Incorporação;
- Certificado de Reservista;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
- Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006;
- Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros.
Em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo,90 dias antes da data da prova.

O QUE LEVAR NO DIA

Cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Ela é obrigatória para o exame. O uso de outra cor impossibilita a leitura ótica do Cartão-Resposta.
Outros materiais, como lápis, borracha e lapiseira, devem ser depositados na embalagem porta-objetos, distribuída a todos os participantes. A embalagem porta-objetos deve ser guardada embaixo da carteira. Os participantes precisam resgatá-la ao final da prova.

Dicas

Fique atento aos motivos que podem eliminá-lo do Enem:
- Qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante;
- Utilizar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos;
- Utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro e similares;
- Deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início do exame;
- Receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do exame ou de outro participante.
Os participantes só podem levar os cadernos de questões nos últimos 30 minutos de prova.
Os três últimos participantes presentes na sala de provas só são liberados juntos, após assinatura da Ata de Sala.  - Fonte: http://enem.inep.gov.br/itajuipeonline

Prefeituras baianas vão parar para o SOS Municípios

Na próxima sexta-feira (25), as prefeituras baianas estarão de portas fechadas. A paralisação foi uma decisão tomada em reunião com a diretoria da União dos Municípios da Bahia (UPB) e presidentes de consórcios intermunicipais promovida pela UPB, no dia 09 de outubro, com a autorização da maioria dos prefeitos. Na reunião ficou constatado que os prefeitos baianos vão fechar as portas das prefeituras para mostrar a população a situação de crise dos municípios. Sem dinheiro em caixa o administrador não consegue garantir que a educação, a saúde ou o saneamento básico, por exemplo, funcionem de forma satisfatória. “Esta crise se arrasta a pelo menos dois anos e envolve, principalmente, a questão do Pacto Federativo. Temos um Governo Federal que concentra toda a receita, 60% dos impostos ficam na União e somente 15% vai para os municípios”, explica a presidente da UPB, prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria. As administrações municipais vêm sofrendo com os impactos negativos da economia nos últimos anos. Essa situação tem se mostrado agravada na região nordeste, vez que a maioria dos municípios nordestinos possui o FPM como sua principal fonte de receita, afora a atual prática da União de municipalizar os deveres sociais sem o devido aporte financeiro para sua efetivação. Com o aumento do salário mínimo, do piso salarial dos professores e a queda nas receitas municipais as prefeituras não têm como pagar a folha de pagamento. Os recursos diminuem e as despesas crescem. Baixou a receita e aumentou as obrigações dos municípios com saúde, educação, assistência social e infra estrutura. O Governo Federal cria programas, mas quem mantém são as prefeituras. A municipalista Maria Quitéria cobra divisão de responsabilidades tanto do governo federal quanto estadual. 

SAC de Itabuna funcionando em novo endereço

Desde terça-feira (22), uma unidade provisória de atendimento do SAC começa a funcionar em Itabuna. Os serviços foram disponibilizados pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB). O posto substituirá o atendimento que estava sendo oferecido pela Rota 2 do SAC Móvel, após a interdição da sede, que precisou ser fechada para reformas. A unidade provisória funcionará no prédio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), localizado na Avenida Manoel Chaves, s/n, no bairro São Caetano. O horário de atendimento será das 7h às 15h30.O novo posto do SAC temporário de Itabuna vai prestar os mesmos serviços que eram oferecidos pela unidade móvel anterior, tais como emissão de carteira de identidade, CPF e antecedentes criminais, Serviço de Atendimento ao Fornecedor (SAF), Previdência Estadual e Planserv. Mais informações sobre os horários e locais de atendimento estão disponíveis no endereço eletrônico www.sac.ba.gov.br e os telefones 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel).

IFBA abre seleção para 225 vagas em Uruçuca

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2014. O prazo começou no último dia 15 e vai até o dia 24 de novembro. No Campus Uruçuca, serão ofertadas 225 vagas para os cursos integrados e subsequentes. Os cursos integrados são destinados aos estudantes egressos do ensino fundamental. Eles percorrem o ensino médio e adquirem uma formação técnica simultaneamente. Nessa modalidade, 60 vagas estão disponíveis para o curso de informática e 35, para o de guia de turismo. Os cursos subsequentes são oferecidos aos estudantes que já completaram o ensino médio. Neste caso, as vagas são para os cursos de alimentos (40), agrimensura (40) e agropecuária (50). A prova da seleção será realizada no Campus Uruçuca, no dia 8 de dezembro (domingo), às 13 horas. O Resultado final será divulgado a partir do dia 16 de janeiro. A inscrição custa R$ 10,00. Inscreva-se aqui. O edital da seleção está disponível aqui.

VOU BATER O MARTELO...
PONTO FINAL. (REDAÇÃO: O BOLSO DO ALFAIATE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário