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Itajuipe: Transferências do Fundo de Participação dos Municipios atinge quase R$ 3 milhões de reais
A cota do 1º. decêndio do mês de agosto, do Fundo de Participação dos municípios (FPM) para o município de Itajuípe, foi de R$ 2.963.323,02, sem os descontos constitucionais.
As parcelas são creditadas em três decêndios, nos dias 10, 20 e 30 de cada mês.
O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é uma transferência de recursos da União para os municípios e o Distrito Federal. Ele é usado para financiar diversas atividades, como saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento social. A divisão dos recursos do FPM entre os municípios é feita com base na população e em outros critérios estabelecidos na lei.
Itajuípe: Vereador Joacy Caires recepciona alunos da Escola Municipal Otávio Portela Povoas
Na manhã de ontem (12), o Vereador Joacy Caires recepcionou um grupo de alunos da Escola Municipal Otávio Portela Póvoas, que vieram conhecer as instalações da Câmara Municipal de Itajuípe.
Durante a visita os alunos visitaram as dependências do prédio e tomaram conhecimento de como funciona politicamente e administrativamente o legislativo itajuipense. Para a sessão que será realizada na manhã de quinta-feira (14) o vereador Joacy Caires apresentará em plenário reivindicações para que o Executivo Municipal viabilize a reforma e revitalização do Centro de Abastecimento Edson Hagge.
Outros Pedidos é a viabilização com calçamento da Travessa Domingos Fernandes Badaró, conhecida popularmente como a Rua do Curtume.do Curtume e a realização de uma Audiência Pública voltada a Saúde.
ACM NETO CONTINUA PERDENDO ALIADOS EM ITABUNA
Depois de perder Capitão Azevedo e Pancadinha, agora foi a vez do médico Isac Nery abandonar o barco. O apoio político de Neto em Itabuna está cada vez mais ralo, e o palanque começa a perder peso.
EM ITABUNA, BANCÁRIOS PROTESTAM CONTRA DEMISSÕES NO BRADESCO
O Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região se juntou, nesta terça-feira (12), ao Dia Nacional de Luta contra as Demissões no Bradesco. Na cidade do sul da Bahia, o ato se concentrou em agência da instituição financeira, com paralisação dos serviços até as 12h.
Conforme a entidade de classe, a mobilização denuncia o fechamento de agências e postos de atendimento, além das demissões promovidas pelo Bradesco. “Apenas no primeiro trimestre de 2025, o banco fechou 21 agências. Somando aos anos anteriores, foram 390 encerramentos em 2024 e 300 em 2023 – um total alarmante de 711 agências fechadas nos últimos três anos”, afirmou o Sindicato, em nota.
No ano passado, ainda segundo o Sindicato, o Bradesco também desativou 903 postos de atendimento e 92 unidades de negócios. Na Bahia, ao menos 26 cidades e distritos, como Mucugê, Mar Grande, Uruçuca, Cairu, Rodelas, Ibitiara, Itajú do Colônia, Pau Brasil, Almadina, Arataca e Laje, perderam suas únicas agências, obrigando a população a percorrer longas distâncias para ter acesso a serviços básicos.
O discurso de modernização e digitalização do atendimento, afirma o Sindicato, esconde a realidade de milhares de brasileiros – especialmente idosos, pessoas com baixa escolaridade e moradores de regiões com internet precária – que dependem do atendimento presencial. “O resultado é exclusão bancária, filas maiores e sobrecarga nas poucas unidades restantes”.
DEMISSÕES
O Sindicato também aponta o que chama de “onda de demissões”. Segundo levantamento de 11 entidades sindicais, entre janeiro e julho deste ano, o Bradesco dispensou 2.466 trabalhadores, uma média de 11,74 por dia. Só na Bahia e em Sergipe, foram 176 desligamentos no período.
Para a entidade classista, há contradição entre as demissões e o aumento do lucro do Bradesco. “O banco encerrou o primeiro semestre de 2025 com um Lucro Líquido Recorrente de R$ 11,931 bilhões, 33,7% superior ao mesmo período de 2024. Ou seja, mesmo lucrando bilhões, a instituição insiste em fechar agências e cortar postos de trabalho”, concluiu.
O Bradesco ainda não se pronunciou sobre a manifestação dos trabalhadores.
Cacau rompe resistência de US$ 8.800, mas encerrou sessão em leve reajuste
O mercado futuro de cacau apresentou forte volatilidade na sessão desta segunda-feira (11), com o contrato de dezembro na ICE ultrapassando a importante resistência técnica de US$ 8.800/t antes de devolver parte dos ganhos. As cotações oscilaram entre a mínima de US$ 8.133 e a máxima de US$ 8.823, encerrando o dia a US$ 8.444/t, com alta de US$ 466.
O volume de negociações foi expressivo: 22.001 contratos apenas no vencimento de dezembro e 49.711 contratos no total. O interesse em aberto permaneceu estável em 97.009 contratos.
Os estoques certificados nos portos dos EUA, monitorados pela ICE, registraram leve recuo, somando 2.267.555 sacas. O movimento de alta foi impulsionado por três fatores principais:
1. Risco de oferta na Costa do Marfim — As chegadas de cacau aos portos marfinenses totalizaram 1,643 milhão de toneladas entre 1º de outubro e 10 de agosto, queda de 2% frente ao mesmo período do ano passado. O declínio ocorre em meio a temperaturas mais frias e chuvas abaixo da média, o que aumenta as preocupações para a safra principal (outubro a março).
2. Tarifa de 15% dos EUA — Desde 7 de agosto, entrou em vigor a taxação sobre as exportações marfinenses para os Estados Unidos, que antes tinham isenção pela Lei de Crescimento e Oportunidades para a África (AGOA). A Costa do Marfim exporta até 300 mil toneladas métricas de cacau por ano para o mercado americano. Analistas alertam que a medida pode repercutir em toda a cadeia global, impactando empresas como a Barry Callebaut, que também compra de Gana e Brasil.
3. Condições técnicas favoráveis — O rompimento da barreira de US$ 8.800 atraiu compras adicionais, alimentando o rali intradiário antes do movimento de realização de lucros.
O contrato futuro de Real x Dólar (setembro), com vencimento em 30 de agosto, encerrou estável a R$ 5,462, não adicionando pressão cambial aos preços internos no curto prazo.
Com o quadro climático incerto na África Ocidental, estoques globais em níveis mais baixos e o novo fator das tarifas americanas, o mercado segue em terreno de forte volatilidade, com possibilidade de novas testagens da zona de US$ 8.800/US$ 8.900 nas próximas sessões.
Fonte: mercadodocacau/ Por: Claudemir Zafalon
CNH mais barata; entenda todos os pontos dessa mudança
Muitos brasileiros crescem com o sonho de dirigir, se sentirem livres para pegar um carro a qualquer momento e ir de um ponto a outro, sem precisar de terceiros, porém algo que pode frear isso é o valor da CNH, visto que em vários estados o documento ultrapassa os R$ 3 mil.
Por conta desse preço, um dado apresentado pelo Ministério do Transporte, aponta que mais da metade da população, 56%, não tem o documento, ou dirigem sem ele, enquanto somente 46% da população possui a CNH.
Para diminuir esse custo, o Ministério do Transporte elaborou um projeto que visa diminuir o custo do documento em até 80% para as categorias A, motocicletas, e B, veículos de passeio.
Entenda abaixo todos os pontos da proposta
Como obter a CNH?
O processo deve ser aberto diretamente no site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Será obrigatório frequentar os Centros de Formação de Condutores (CFCs) para as aulas?
Não, o conteúdo teórico pode ser estudado de forma presencial nos CFCs, por formato a distância, EAD, em empresas credenciadas, ou por meio digital, oferecido pela própria Setran.
O aluno precisará de um número mínimo de aulas práticas?
Não, o novo modelo estaria retirando a carga horária mínima de 20 horas-aula práticas. O candidato que vai escolher como fará sua preparação:
- contratando um centro de formação de condutores;
- contratando um instrutor autônomo credenciado pelos Detrans.
Isso faz com que a pessoa possa adaptar sua formação às próprias necessidades e reduzir os custos. Vale ressaltar que o candidato ainda é obrigado a ser aprovado nos exames teóricos e práticos para obter a CNH.
Como ficam as categorias C, D e E?
A proposta também prevê facilitação para os processos de obtenção da CNH das categorias C, veículos de carga, como caminhões, D transporte de passageiros, como ônibus e E carretas e veículos articulados. Permitindo que os serviços sejam realizados pelos CFCs ou por outras entidades, visando tornar o processo mais rápido e menos burocrático.
Persona do Dia
Dia De
Pensamento do Dia
Casos e Causos
Pra não perder de tudo
Pirangi sempre foi pródigo em colecionar espertalhões e Procópio era um deles que ao ser questionado pelos credores, tinha o hábito de pegar os vales e rasgar antes de liquidar a dívida.
Com essa atitude, que surpreendia os credores, ele simplesmente dizia: Bom já rasguei os vales e agora você me diga quanto você quer pra não perder de tudo!
Com os vales rasgados os credores não tinham outra alternativa a não ser negociar um valor que as vezes o prejuízo chegava à metade da dívida.
Charge do Dia
Priskas Eras
Publicação simultânea: correioitajuipense.blogspot.com – academiaalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com (Tribuna do Almada é notícias). “Vou Afiar a Agulha e Bater o Martelo! Ponto final. *Redação o Bolso do Alfaiate”.
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