É isso aí

É isso aí

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Quando os loucos eram normais em Pirangi

 alhos & bugalhos

Ilhéus terá Vigília Cultural em defesa das mulheres


Nesta segunda-feira (25), será realizada em Ilhéus a “Vigília Cultural – Ato de Resistência Contra a Violência às Mulheres”, a partir das 17h, na Praça Pedro Matos. O evento, gratuito e organizado por grupos de mulheres e coletivos locais, contará com espaço aberto para manifestações artísticas.

A iniciativa acontece em meio à escalada de violência contra mulheres no município e busca reafirmar a luta coletiva pelo fim da violência de gênero. Do.blogdothame.blog.br

AOS 93 ANOS, MORRE O CARTUNISTA JAGUAR, REFERÊNCIA DO JORNALISMO BRASILEIRO



O cartunista Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, o Jaguar, morreu, neste domingo (24), no Rio de Janeiro. Ele estava internado, no Hospital Copa D´Or, devido a uma infecção respiratória, que evoluiu com complicações renais.

“Nos últimos dias, [Jaguar] estava sob cuidados paliativos. O hospital se solidariza com a família, amigos e fãs por essa irreparável perda para a cultura brasileira”, informou a assessoria do D´Or.

Jaguar começou a carreira em 1952, quando trabalhava no Banco do Brasil. Na ocasião, ele conseguiu publicar um desenho na coluna de humor Penúltima Hora, do jornal Última Hora (RJ). Depois passou a publicar seus trabalhos na página de humor da revista Manchete (RJ). O pseudônimo, com o qual ficou famoso, foi uma sugestão de Borjalo.

Durante a ditadura, lançou um de seus personagens mais conhecidos, o ratinho Sig, que foi mascote do jornal O Pasquim, do qual Jaguar foi um dos fundadores. O artista foi preso uma vez e enfrentou processos no período.

HOMENAGENS

Nas redes sociais, artistas colegas de Jaguar fizeram homenagens e lamentaram a morte do cartunista. O chargista Arnaldo Angeli Filho escreveu que Jaguar foi o “maior” e é merecedor de todas as reverências pela arte que deixou.

“Dono do traço mais rebelde do cartum brasileiro. Seguimos aqui com sua bênção”, disse.

A cartunista Laerte Coutinho, em postagem no X, referiu-se ao ídolo como “mestre querido”. Outro cartunista, Allan Sieber lembrou que, quando mudou para o Rio de Janeiro, Jaguar chegou a editar o livro dele “Assim rasteja a humanidade”.

O chargista Genildo Ronchi destacou, também em postagem nas redes, que o mundo conhece a importância do legado do Jaguar. Chico Caruso, em entrevista à TV Globo, considerou que a morte do artista é uma perda irreparável para o humor e para o Brasil.

Flávio Dino determina que Polícia Federal investigue R$ 694 milhões em emendas parlamentares


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, determinou que a Polícia Federal (PF) abra inquéritos para investigar 964 planos de trabalho de emendas parlamentares individuais que não foram registrados corretamente no sistema oficial do governo. O valor total desses repasses chega a R$ 694,6 milhões, segundo uma nota técnica do Tribunal de Contas da União (TCU).

A decisão, proferida no âmbito da ADPF 854, ordena que o TCU identifique as emendas por estado e encaminhe as informações diretamente às superintendências da Polícia Federal em todo o país, para que cada unidade instaure inquérito policial sobre os recursos. Segundo o ministro, a ausência de registro fere as regras de transparência que se tornaram obrigatórias após a decisão do STF de 2022 que considerou as “emendas de relator” inconstitucionais.

Além da ordem de investigação, a decisão de Dino inclui outras determinações. Ele mandou a Advocacia-Geral da União e os ministérios elaborarem um cronograma de análise das prestações de contas das emendas entre 2020 e 2024. Também ordenou que a Controladoria-Geral da União (CGU) realize uma auditoria sobre os repasses à Associação Moriá, alvo de denúncias de irregularidades.

O ministro ainda obrigou o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Nordeste a criarem contas específicas para cada emenda, proibindo transferências para contas de passagem ou saques em espécie. Ele reforçou que, a partir do Orçamento de 2026, os repasses de emendas individuais deverão ser feitos por meio de uma ferramenta eletrônica que amplia a rastreabilidade dos recursos.

Persona do Dia

Meu filho Caio Marcelo e minha nora Karina, Noivando

Dia De


Pensamento do Dia


Casos e Causos

Quando os loucos eram normais em Pirangi


Além dos loucos de fato, Pirangi tinha entre os seus habitantes pessoas loucas que circulavam pelas ruas da cidade, os quais os moradores criavam os seus nomes para identificação.

Basta registrar que alguns tinham ocupações que ajudavam a população, como o Besouro Casacudo, que exercia a profissão de barbeiro, quem tinha culpa no cartório não se barbeava como ele, por causa da navalha.

Existiam também os que circulavam pela cidade com o intuito de esmolar, como Alebara, Mendengue, Tanta carne e eu sem dente, Tumida, Cú, Sobe e não desce e muitos outros.

Alebara, numa determinada gestão municipal, foi criada a Guarda Municipal e para surpresa ele foi aprovado para exercer a função, a guarda municipal fazia a ronda noturna ostensiva pelas ruas da cidade,

Numa dessas rondas, Alebara, não acostumado a perder noite, cochilou no peitoril de uma janela residencial com o apito na boca, assim que ele ressonava emitia o silvo do apito, pensando em alguma ação de marginais os companheiros correu para o local e viu Alebara num sono solto, devagar eles se aproximaram e tiraram a arma e voltaram para o comando e relataram o fato ao comandante.

Como de praxe a tropa era passada em revista pela manhã, e olha que chega Alebara com as roupas rasgadas e falou que na noite ele enfrentou em luta corporal com um marginal e o mesmo evadiu-se levando a arma.

Não deu outra, Alebara, foi destituído da função a bem da tranquilidade dos moradores, que pagavam uma taxa para ter segurança.

Charge do Dia


Priskas Eras


Publicação simultânea: correioitajuipense.blogspot.com – academiaalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com (Tribuna do Almada é notícias).
 “Vou Afiar a Agulha e Bater o Martelo! Ponto final. *Redação o Bolso do Alfaiate”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário